Santa Cecília

No dia 22 de novembro a Igreja Católica celebra a Festa de Santa Cecília. “De Santa Cecília, virgem e mártir do século lll (250?), nada sabemos com certeza absoluta. As Atas de seu martírio do século V são lendárias. A elas se deve toda informação posterior que chegou até nós. Parece que Cecília, jovem romana de nobre família, foi dada em matrimônio a um pagão chamado Valério. Mas ela já havia entregado sua virgindade a Deus e negou-se a consumar o matrimônio”. Seu marido tornou-se cristão, sendo por isso preso e martirizado. Ela foi chamada pelo prefeito de Roma, diante do qual se negou a sacrificar aos ídolos, sendo por isso condenado a ser afogada, algo que não aconteceu.

Um soldado então resolveu degolá-la. “A popularidade da devoção para com Santa Cecília, virgem e mártir romana fez com que o novo calendário litúrgico conservasse sua memória. Essa devoção e também o patrocínio de Santa Cecília sobre a música sagrada devem-se de fato de sua paixão, que é posterior a 486. Nesse relato, Cecília é identificada com uma santa homonímia, sepultada nas catacumbas de São Calisto e que teria sofrido o martírio durante o império de Alexandre Severo, pelo ano de 230”.

Cecília é uma das poucas virgens que teve o privilégio de ter o seu próprio nome incluído no cânon da santa missa. Pertencia Cecília á mais antiga nobreza romana. Cecília nobre e rica, ia diariamente assistir à missa celebrada pelo Papa Urbano nas catacumbas da via Ápia, aguardada por uma multidão de pobres, que conheciam a sua generosidade. Cecília conservava sua virgindade, mas foi condenado à decapitação, recebeu três golpes do algoz sem que sua cabeça caísse. Ela havia pedido e obtido a graça de rever o papa Urbano antes de morrer. “Aguardando essa visita, ela continuou ainda três dias professando sua fé. Não podendo proferir palavras, expressou com os dedos seu credo em Deus Uno e Trino”. Em 1584 ela foi eleita patrona da Academia de Música de Roma.

Muitas igrejas em todo o mundo são dedicadas a ela. A iconografia nos deixou abundantes e inspirados registros de Cecília. Basta citar a famosa estátua mortuária esculpida pelo conhecido escultor Maderna e a cópia existente na suposta tumba de Cecília no cemitério de São Calisto. Os artistas da Renascença representam Cecília com um harpsicórdo (teclado), e desde então foi considerada protetora dos músicos. Celebramos sua festa no dia 22 de novembro.

Fontes: Dicionários dos Santos, P. Santidrián & M. del Cazrmen Astruga, p.48 e Breve Biografia dos Santos, Pe. Antonio L. da Silva Lima, Paulus, 2012, p.24.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista e Assessor da CNBB RN1