Itinerário da Iniciação à Vida Cristã (VII)

O Itinerário da Iniciação à Vida Cristã (IVC) prevê uma avaliação permanente sobre as metas e os frutos resultados desse processo. Durantea Quaresma o IVC prevê a revisão profunda da vida cristã, à luz do Mistério Pascal. No início do cristianismo, os catecúmenos se preparavam para receber na vigília pascal, o Batismo, a Crisma e a Eucaristia. Essa preparação correspondia aos escrutínios, intensificados durante a quaresma. O processo de conversão e compromisso cristão se identifica com o processo de purificação e iluminação.

Dom Aldo

Sugere-se que no 3º, 4º e 5º domingos quaresma sejam realizados os escrutínios, ou seja, a avaliação da vida cristã de quem aceitou percorrer o processo do IVC. Os indicativos para a avaliação foram ministrados nas sucessivas catequeses e nas celebrações. A avaliação da vida cristã visa o reconhecimento da fragilidade humana e da necessidade de acolher a graça de Deus para cumprir a sua santa vontade.

Os eixos temáticos são os mesmos das leituras do ciclo litúrgico da quaresma, sobretudo, do 1º, 2º e 3º domingo, que associam a Palavra de Deus aos símbolos do Batismo e correspondem à superação das tentações pelas quais Jesus e todos nós enfrentamos; a irradiação da luz de Jesus no monte Tabor, ilustrando a vitória da ressurreição; enfim, as temáticas próprias do Batismo, como a água viva, a luz, a vida nova no Amor do Espírito.

Nos exercícios penitenciais da quaresma, inserimos os escrutínios. Eis alguns, como a oração, o jejum, a esmola, as práticas de reconciliação, a via sacra em famílias, os retiros, a leitura orante dos Evangelhos da quaresma, os encontros e jornadas de espiritualidade, a reflexão e ações sugeridas pela campanha da fraternidade.

É necessário adaptar o modo como celebrar os escrutínios, com a proclamação da Palavra de Deus, com a oração sobre os eleitos, com os “exorcismos”, o rito do “éfeta”, como livramento e renúncia ao pecado grave; a recitação do Símbolo dos Apóstolos [Credo]. À belíssima liturgia do tríduo pascal, evidencia-se o Mistério de Cristo, celebrado na comunidade cristã, dispondo-nos ao testemunho de Jesus Cristo, seu Evangelho, seu reino, em sua Igreja.

Os eixos temáticos sugeridos aprofundam o Batismo, a vida nova, a vida plena em Jesus Cristo [Ef. 4, 17-31]; a Crisma, a presença do Espírito Santo, doador da vida e dos dons para a militância cristã [1 Cor. 12, 1-12]; a Eucaristia, da qual a Igreja vive e se alimenta [Lc. 24, 13-35; Jo. 13, 1-20]. Consequentemente, a atitude fundamental do diálogo, do serviço, do anúncio, do testemunho de comunhão [1 Cor. 13, 1 ss; At. 2, 42-47; Jo. 13, 1-17].

Ascelebrações adaptam-se às possibilidades e circunstâncias, constando da proclamação da Palavra de Deus, da entrega de símbolos, como a cruz, o sal, o fermento, a semente a luz, sandálias, etc. Destaca-se a oração de envio em vista da inserção evangelizadora e pastoral, o compromisso com os serviços e ministérios leigos, o engajamento nos movimentos e nos grupos de vivencia de fé e vida. A celebração do envio missionário na solenidade de Pentecostes caracteriza a vida, a missão da Igreja e dos cristãos, como discípulos e testemunhos de Cristo na sociedade, tendo sempre em vista a conversão e o compromisso cristão de transformação.

Dom Aldo Pagotto, SSS