Encontros Vocacionais na Arquidiocese de Fortaleza

pastoral vocacional

Com alegria e coração cheio de esperança damos início a mais um ano na Pastoral Vocacional de nossa Arquidiocese. Somos chamados à missão de rezar, despertar, promover e discernir as diversas vocações em nossas comunidades e paróquias possibilitando aos jovens um acompanhamento integral que os torne conscientes do seu chamado e missão na Igreja.

Muitos jovens inspirados por uma vida de dedicação à pastoral na Igreja se sentem motivados vocacionalmente a uma entrega mais radical e buscam uma resposta ao chamado à vocação ao ministério ordenado, ou seja, querem ser padres!

Por isso, queremos animar e fomentar a Pastoral Vocacional Arquidiocesana de nossa Igreja Particular e informar as datas dos Encontros Vocacionais. Portanto, seguirá o seguinte calendário:

17 de março / 28 de abril / 19 de maio / 16 de junho / 18 de agosto / 15 de setembro / 13 de outubro / 17 de novembro / 09 a 14 de dezembro (estágio).

Estes encontros são especialmente para aqueles jovens que já estão sendo acompanhados pela Pastoral Vocacional e foram convidados a dar continuidade ao seu discernimento neste ano como também para os jovens que estão sendo acompanhados pela sua comunidade paroquial ou região episcopal e são enviados a uma nova experiência conosco. Os Encontros Vocacionais darão a oportunidade ao jovem vocacionado discernir ainda melhor seu lugar na Igreja.

O primeiro encontro vocacional de 2019 será, portanto, no dia 17 de março (Domingo), e terá início às 8h, no Seminário Propedêutico que fica na Rua Professor Paulo Lopes, nº 122 – Bairro Henrique Jorge, vizinho a Igreja Matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria.

(Informações: 3290-1045 – 98690-8231 – Pe Vicente)

Critérios para envio de jovens para os Encontros Vocacionais Diocesanos, no Seminário Propedêutico.

1. Idade mínima: 18 anos completos ou em proximidade de completar;

2. Escolaridade: Ensino Médio concluído ou em fase de conclusão (que o candidato esteja pelo menos no 3º ano do Ensino Médio);

3. Pastoral: que o candidato tenha inserção na vida paroquial, ou seja, sirva em alguma atividade pastoral na Paróquia, não somente na liturgia, mas inclusive na Catequese, em acompanhamento de jovens, etc.;

4. O candidato deve ter contato com a Pastoral Vocacional e o Padre responsável pela mesma na Região Episcopal;

5. O Pároco ou responsável da Área Pastoral e/ou Padre responsável pela PV na Região Episcopal deve enviar sua Carta de recomendação deixando claro que conhece o candidato e que está indicando o mesmo para o discernimento vocacional na Arquidiocese de Fortaleza;

6. Para os jovens que não preenchem esses requisitos recomendamos que os Párocos e responsáveis por Áreas Pastorais acompanhem-nos nas Paróquias ou Áreas Pastorais, com a Equipe Vocacional Paroquial e enviem esses jovens para o acompanhamento do Padre da PV na Região Episcopal.

Lembramos queridos irmãos presbíteros, que o Pároco/Vigário Paroquial, são os primeiros responsáveis no acompanhamento inicial dos jovens vocacionados, ajudando no discernimento e no acompanhamento pastoral deles em suas respectivas comunidades, encaminhando-os para o devido acompanhamento na Região Episcopal e, posteriormente, no Seminário Propedêutico.

Queremos agradecer a todos que se dedicam a causa das vocações e aos irmãos presbíteros, mais uma vez, a valiosa colaboração no processo da formação de nossos futuros presbíteros seja com suas orações seja com sua ajuda material. Continuamos contando, em nossos Seminários, com seu auxílio valioso na promoção de novas vocações e no apoio espiritual e material de nossas Casas.

Auguramos um ano repleto de realizações em sua atividade pastoral, sempre animados pela vitória de Cristo e acompanhados pela proteção materna de Nossa Senhora da Assunção.

Pe. Vicente Gomes de Oliveira
Reitor Seminário Propedêutico
Coord. Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Pe Otaviano Silva Pimenta
Vice-Reitor Seminário Propedêutico
Vice- Coord. Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte suave convite: “vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê Sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao reino na vida consagrada e religiosa.

Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, Padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o Ministério Pastoral em tua Igreja.

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, Chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo de servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder: “sim”.

Amém!

Uma resposta

1. Prezados,

Boa tarde.
    Me chamo Tarcísio Ricardo, estou escrevendo porque tenho sentindo inquieto com relação as questões vocacionais, isso ainda me inquieta, já me instigou a um tempo atras, contudo ainda está presente nos dias atuais, gostaria de perguntar se existe a possibilidade de eu ser acompanhado.
    No momento estou morando em Feira de Santana, na Bahia, mas sou natural de Maracanaú estive aqui estudando Psicologia, terminei o curso, estou programando meu retorno a pra morar até o final do ano.

Grande abraço.

Att,