Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

“Temos mais um Bispo Auxiliar”

Pela graça divina e pela sensibilidade e compreensão do Santo Padre Bento XVI, recebemos mais um Bispo Auxiliar para o pastoreio da Arquidiocese de Fortaleza. Nomeado no dia 2 de fevereiro passado, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima foi ordenado bispo no dia 25 de março em Mogi das Cruzes SP, sua diocese de origem; será apresentado à Arquidiocese de Fortaleza no próximo dia 21 de abril, Quinta-feira Santa, às 8 horas, por ocasião da celebração da Missa da Unidade e dos Santos Óleos, com a presença de todos os sacerdotes e diáconos e representações de todas as comunidades eclesiais da Arquidiocese.

Graça divina um novo Bispo na Igreja. Atualiza-se o mandato apostólico dado por Jesus. Escolhendo seus doze apóstolos e sobre eles enviando seu Espírito Santo, Jesus os enviou como seus cooperadores na continuidade da missão que recebera do Pai: anunciar o Evangelho a toda criatura e realizar o dom da vida divina à humanidade, em todos os lugares e no decorrer dos tempos. O mesmo Jesus prometeu continuar com os seus: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28, 20). Como fora enviado pelo Pai, assim envia seus apóstolos e estes a seus continuadores na missão do Senhor. Agirá sempre Jesus pelo seu Espírito, e de modo muito especial pelos que Ele mesmo escolhe, consagra e envia na missão apostólica.

Sensibilidade e compreensão do Santo Padre Bento XVI. Conhecendo a realidade da Igreja na Arquidiocese de Fortaleza, já pela sua amizade anterior com o Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, e mais ainda atualmente pelo seu pastoreio universal, o Santo Padre sabe da necessidade que o Arcebispo de Fortaleza tem de auxiliares bispos, diante do tamanho da Igreja a ele confiada e dos desafios da evangelização. Foi assim pessoalmente que o ouvimos expressar no mês de setembro de 2009 em visita “Ad Limina Apostolorum”. Em audiência particular conversando sobre a realidade da Arquidiocese de Fortaleza, dizia o Papa o direito que o Arcebispo tinha de bispos auxiliares. E generosamente veio ao encontro desta necessidade, dando-nos mais um Bispo Auxiliar.

Na Quinta-feira Santa sempre se realiza na Catedral Metropolitana, na parte da manhã, uma Missa especial, única realizada na Arquidiocese e que reúne ao redor do Arcebispo todos os padres e diáconos, bem como fiéis representantes de todas as paróquias e áreas pastorais para a celebração da Unidade eclesial.  Nesta Missa celebrada nas proximidades do Tríduo Pascal, se expressa a própria realidade sacerdotal da Igreja, Corpo Místico de Cristo, fruto da Páscoa do Senhor, Sua Obra. “L.G. 10. Cristo Senhor, Pontífice tomado de entre os homens (cf. Hb 5,1-5), fez do novo povo “um reino de sacerdotes para Deus, seu Pai” (cf. Ap 1,6; cf. 5,9-10). Com efeito, pela regeneração e unção do Espírito Santo, os batizados são consagrados para serem edifício espiritual e sacerdócio santo, a fim de, por todas as obras do cristão, oferecerem sacrifícios espirituais e proclamarem as grandezas daquele que das trevas os chamou para a sua luz maravilhosa (cf. 1Pd 2,4-10). Assim, todos os discípulos de Cristo, perseverando juntos na oração e no louvor de Deus (cf. At 2,42-47), ofereçam-se a si mesmos como hóstia viva, santa, agradável a Deus (cf. Rm 12,1); dêem testemunho de Cristo em toda a parte; e, àqueles que por isso se interessarem, falem da esperança, que está neles, da vida eterna (cf. 1Pd 3,15).”

É neste contexto que os sacerdotes renovam seus compromissos emitidos por ocasião da própria Ordenação Sacerdotal. Neste mesmo dia em que, na Santa Ceia Jesus instituiu a Eucaristia e com ela o Sacerdócio do Novo Testamento. Nesta Missa se preparam e abençoam os óleos a serem usados nos sacramentos em toda a Igreja Arquidiocesana durante o ano: óleo para o Batismo ou dos Catecúmenos, óleo para os Enfermos e é consagrado o óleo do Crisma a ser usado nos Sacramentos do Batismo, da Confirmação e nas Ordenações Sacerdotais.

Neste clima será apresentado à Igreja de Deus em Fortaleza o novo Bispo Auxiliar, que vem se unir ao Corpo de Pastores para apascentar o Povo de Deus nesta Arquidiocese. Este Corpo Sacerdotal traz presente o próprio Senhor, Bom Pastor e Salvador junto de Sua Igreja – Ele, único Sacerdote que age nos seus ministros ordenados e em todo o Seu Povo Sacerdotal.

Para viver da Graça Divina e testemunhá-la a Igreja, Família do Senhor, reúne-se em Ação de Graças – Eucaristia.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo de Fortaleza

11 respostas

  1. Que o senhor receba aos boas vindas do povo cearense, pode contar com nosso apoio e orações.

  2. Creio que Dom Rosalvo será bem recebido, bem acolhido mas, na verdade se o Santo Padre enviasse mais um bispo seria excelente. Devemos lembrar que, no tempo de Dom Aloísio, eram quatro bispos auxiliares: Dom Raimundo, Dom Edmilson, Dom Terceiro e Dom Gerard di Milleville. Seja bem-vindo Dom Rosalvo, e seja bem feliz no Ceará. Arimatéa Lira

  3. Sou de Salesópolis – SP, cidade que o DOM ROSALVO CORDEIRO DE LIMA, esteve conosco por 14 anos, fico muito feliz por ele ser escolhido por DEUS para ser BISPO, MAIS TAMBEM ESTÁ SENDO MUITO DOLOROSO, ficarmos distante dele, é um homem SANTO! Agradeço por estarem o recebendo com muito carinho como tenho acompanhado pela net. Fiquem com DEUS, e te amamos muito DOM ROSALVO. Sempre REZAREMOS PELO SENHOR E NUNCA TE ESQUECEREMOS!!

  4. Numa manhã de luzes divinas, a Catedral de Fortaleza, em solenidade presidida por nosso Arcebispo, Dom José Antônio Aparecido, foi apresentado aos fieis presentes e a todo o povo de Deus, através de telecomunicações, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, com sobrenome de nordestino, hoje, Bispo auxiliar, sob os aplausos de toda a assembléia na Santa Missa da Unidade e dos Santos Óleos. Oremos, agradecidos a Deus, João do Carmo.

  5. Sou de Salesópolis,e fico muito feliz em saber que Dom Rosalvo foi acolhido "numa manhã de luzes divinas' como disse João do Carmo .Que o divino ilumine a todos….

  6. Que alegria em saber que Dom Rosalvo foi apresentado hoje nesta arquidiocese,que Dom Rosalvo tenha sucesso em sua missão pastoral e que o Divino ilumine a todos…

  7. Bem Vindo, Dom Rosalvo. O Sr. vai gostar muito desta cidade. A paz de Cristo `seja contigo, e orgulho para todos nos. Bem Vindo./

  8. ola dom ROSALVO aqui estou eu rogerio e fabricio para te mandar um abraço;astamos com muitas saudade do senhor .

  9. Dom Rosalvo,ficamos felizes em ver suas fotos junto do povo cearense,que Deus ilumine a todos. um abraço .IONE e Jose Miranda (da sabesp de salesopolis)

  10. Olá Dom Rosalvo! Desejamos que esteja com muita saúde! Assistimos à sua missa pela televisão.Que o Divino Espírito Santo te ilumine. Apareça em nossa casa em Salesópolis para tomarmos um café. Abraços. Hélia e Zário

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais