XXIII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral de Fortaleza

O Seminário da Prainha  que no dia 18, último, completou 153 anos de fundação, recebeu na manhã de hoje 250 representantes de toda Arquidiocese de Fortaleza para a XXIII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral que acontece no Auditório da Faculdade Católica de Fortaleza.

Conforme disposição do Regimento das Assembleias Pastorais da Arquidiocese de Fortaleza e determinações feitas  no Conselho Arquidiocesano de Pastoral foram convocados à participar:

O arcebispo  de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, que fez  abertura  da Assembleia, o bispo auxiliar, dom Rosalvo, vigários gerais e episcopais, ecônomo da arquidiocese, coordenação arquidiocesana de Pastoral, reitores dos seminários de Teologia, Filosofia e Propedêutico, coordenador da equipe para  o Diaconato Permanente, representantes  da  coordenação  da Escola de Pastoral Catequética (Espac) e da direção da  Faculdade Católica de Fortaleza.

Também  foram convocados para à Assembleia, representantes dos seminaristas, do Secretariado de Pastoral, da articulação arquidiocesana das Pastorais Sociais, da coordenação arquidiocesana das CEBs, do Fórum dos Movimentos Eclesiais, da Associação das Escolas Católicas, do Conselho de Leigos, do Núcleo da CRB, da Pastoral Familiar, da Pastoral da Comunicação, do Setor Juventude, da Pastoral Vocacional, do Conselho Missionário, da Articulação arquidiocesana da Catequese , do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e da Cáritas.

Ainda foram chamados a participar membros das  coordenações de cada região episcopal, párocos e vigários paroquiais responsáveis por áreas; delegados por suas regiões episcopais, leigos, delegados por suas regiões episcopais,  párocos e vigários responsáveis por áreas pastorais.

Na abertura, após a oração da manhã, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio, disse que a Arquidiocese “está em Cenáculo”. Em unidade com a CNBB Regional, com a presença de  membros de diversas pastorais e cada movimento com seu carisma. “Nossa assembleia é de meio de percurso, para avaliar e rever o que foi feito e o que precisa ser refeito para levar à frente”,

Dom José Antonio destacou ainda que o mais importante é que nos planejemos mais com o espírito de vivência dessa assembleia, para que possamos não somente avaliar, mas propor o que deve ser feito para o futuro, r e fazer em nome da nossa Arquidiocese. “Que todos estejamos abertos para fazer a vontade de Deus”, disse.

Por Rita Célia Faheina

Arquivos da Assembleia