Atualidades

Pastorais Sociais e Organismos da CNBB realizam seminário de abertura da 5ª. Semana Social Brasileira

As Pastorais Sociais e Organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB vêm realizando, desde o início dos anos 90, as Semanas Sociais Brasileiras – SSB. Esses eventos contaram com a participação dos mais diversos agentes das Igrejas e da sociedade organizada em todo o Brasil. Em 2011 a CNBB através da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz – Comissão 8 – propõe a realização da 5ª. Semana Social Brasileira com o tema A participação da Sociedade no Processo de Democratização do Estado – Estado para quê e para quem”. O objetivo é mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos, as pastorais, os organismos e as forças sociais para refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e participar do processo de sua democratização, promovendo a inclusão dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável.

Dentro do processo que conduzirá a 5ª. Semana Social Brasileira, em uma das etapas, estão a retomada e a celebração da contribuição das Semanas Sociais anteriores, ligadas às contribuições das pastorais e movimentos sociais, ao processo de construção de uma sociedade realmente democrática no Brasil, uma democracia que, segundo as mesmas Semanas, deve alcançar e transformar todas as dimensões da vida em sociedade, incluídos a economia, o Judiciário, o Estado, como também aprofundar a prática da democracia participativa, com atividades nos âmbitos local, municipal, diocesano, regional e nacional.

Para realizar uma semana social que possa ser descentralizada e, ao mesmo tempo, com a participação das comunidades, pastorais e organismos das dioceses e regiões da CNBB, a Comissão 8 estará realizando, nos dias 8 e 9 de agosto, o encontro nacional de coordenadores e coordenadoras, regionais e bispos da Comissão, e nos dias 10 e 11 de agosto, o Seminário Nacional de abertura da 5ª. Semana Social. Ambos os eventos realizar-se-ão no Centro Cultural de Brasília – IBRADES (Av. L2 Norte Quadra 601 Bloco B).

Participarão dos dois encontros:  os bispos da Comissão e os bispos que acompanham as Pastorais Sociais e Organismos em âmbito Nacional e Regional; um (a) coordenador (a) Nacional das Pastorais Sociais, dos Organismos, do Setor da Mobilidade Humana e do Mutirão pela Superação da Miséria e da Fome; um (a) representante da Coordenação ou Fórum das Pastorais Sociais de cada Regional da CNBB; assessores das Comissões da CNBB e como convidados membros de organizações sociais da sociedade civil e parceiros.

Na página eletrônica da Arquidiocese de Fortaleza pode ser encontrado um vídeo de apresentação da Semana Social Brasileira, como também informações através dos e-mails ssb@cnbb.org.br ou pastoralsocial@cnbb.org.br

Serviço:
Encontro Nacional das Pastorais Sociais e Seminário de Abertura da 5ª. Semana Social Brasileira
Data: Encontro Nacional das Pastorais Sociais e Organismos (dias 8 e 9;  Seminário de Abertura 10 e 11.
Onde: Brasília, DF.
Contatos: Magnólia Rodriguês (61) 81500304 / 2103-8323 ou Francisco Vladimir (85) 9973-0089

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Valdeci Freitas diz:

    Parabéns pela realização da 5ª Semana Social Brasileira. O tema foi o mais opurtuno para o momento ao tratar da democratização do Estado, tendo em vista, vivermos em um país onde a cidadania não alcançou todas as pessoas. É imperativo termos as pastorais sociais que contribuem para a promoção humana e para o processo de inclusão social.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

D. Fisichella nos 25 anos da Veritatis Splendor: quem critica o Papa não é fiel à tradição católica

Bairro Ellery festeja São Francisco de Assis

Encontro de preparação para 3ª Semana Catequética Paroquial

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida no Montese realiza Carreata dia 30 

10ª edição da Marcha pela Vida em Fortaleza

Papa: não se pode acreditar em Deus e ser mafioso


QR Code Business Card