Atualidades

União dos Moradores do Jardim Iracema faz homenagem em memória ao Padre José Santana

Dia 12 de março a União dos Moradores do Jardim Iracema – UMJIR completa 33 anos de ações de defesa dos direitos sociais dos moradores do bairro Jardim Iracema. Amanhã, dia 2 de março,  a Prefeitura de Fortaleza estará inaugurando uma Praça reivindicação da UMJIR cujo nome é em homenagem em memória ao Padre José Santana da congregação lazarista.padre-josé-santana

Porque os sócios da UMJIR e moradores do Jardim Iracema escolheram o nome Padre Santana para esta praça no jardim iracema?

A UMJIR – União dos Moradores do Jardim Iracema foi acolhida nos seus primeiros encontros no Salão Paroquial da Igreja São Pedro e São Paulo e lá conhecemos o Padre Santana. Fazia parte de uma Igreja Missionária da Congregação Lazarista. Foi Vigário de 1986 a 1989 desta Paróquia hoje conhecida como Santo Antonio de Pádua. O fato que os moradores dos bairros que integravam a paróquia eram, em grande parte, pobres e/ou muitos pobres, tendo chegado a Fortaleza de todos os cantos do interior do Estado. Padre Santana criou os conselhos pastorais por igreja, além de continuar com o conselho paroquial, constituído por representantes de cada igreja, tinham sempre por objetivo principal unificar todas as pessoas desta imensa área que formava a Paróquia de São Pedro e São Paulo. Os trabalhos desenvolvidos sempre como prioridade nas pequenas comunidades, através da ação social de diversas pastorais e grupos afins, como a pastoral da Criança, Clube de mães e Pastoral do Idoso. Destacamos a grande atenção a grupos especiais, como o negro, resultou numa bela iniciativa do Padre José Santana da Silva quando criou a assim chamada “MISSA AFRO” em 1987. A partir daí hoje existe a Pastoral AFRO BRASILEIRA na Paróquia.

 Padre José Santana da Silva foi Vigário de 1986 a 1989

 

Desde já todos da UMJIR agradece às comunicadoras da Arquidiocese.

Abraço fraterno,

Cristina França – Pastoral Afro Arquidiocesana

 

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Papa: colocar os direitos humanos no centro de todas as políticas

Além das aparências

Contribuições Paroquiais [novembro de 2018]

Marcos de sessenta anos e de dez edições serão celebrados pelo Congresso Mariano de Fortaleza

Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo


QR Code Business Card