Um misto de luz e poesia fazem parte da mística de acolhimento da XLI Assembleia da UGSCB

Teve início na tarde de ontem (20), com uma Celebração Eucarística, a XLI Assembleia Nacional da União das Superioras e Superiores Gerais de Congregações Brasileiras (USGCB), com o tema “Cultivar a mística do cuidado da casa comum, comprometida com a Vida Religiosa em saída”.

A coordenação geral do evento, representada pelas Irmãs Izaura Souza, Catequista Franciscana e Irmã Mônica Maria de Souza, Franciscana do Coração de Jesus acolheu as regionais: Nordeste I, II e III; Sudeste I, II e III, Região Sul e Região Norte, que congregam no organismo. Como gesto de hospitalidade foi oferecido uma barquinha como lembrança de Fortaleza e água de coco, para refrescar o calor e saborear a alma.

Inicialmente, as irmãs Dulce Negrão, das Missionárias Capuchinhas; Margarida Mesquita, das Filhas do Coração Imaculado de Maria e da coordenação da USGCB e Irmã Vera Lúcia, das Filhas de Santa Teresa de Jesus e também integrante da equipe da USGCB, deram as boas vindas e compartilhara da alegria de receber a Assembleia em Fortaleza. Um vídeo de retrospectiva de assembleias anteriores e apresentação do Ceará incrementou o momento de acolhida.

Posteriormente, as Religiosas e os Religiosos foram conduzidas e conduzidos por uma mística que as/os envolveu de luz e poesia, conforme os versos seguintes: “Senhor estamos na Terra da Luz, enche-nos da mística deste lugar. Que sejamos Luz, que sejamos Sol, que sejamos Energia, Força, Iluminação… Tu és a nossa Luz, tu és o nosso Sol… Tu és a Fonte de nossa Fé!”; “Senhor da Luz, nos ajude a ser uma Igreja em saída. Auxilia-nos a reconhecer as nossas disponibilidades. Precisamos de tua Luz”; “precisamos ser presença de Luz e Esperança para todos que são alcançados pela riqueza e diversidade de ossos Carismas”; “Senhor da luz, dai-nos uma Luz Profética e teimosa, uma força dentro de nós para seguir lançando Luzes, enfrentando os grandes desafios da Igreja e da humanidade na certeza de que, a exemplo de Maria, Nossa Senhora das Milhões de Luzes, segamos o passos de Cristo, a grande Luz do Mundo”.

A Assembleia da USGCB, que segue até sexta-feira (24), reúne mais de oitenta Religiosas e Religiosos de Congregações fundadas e ou com sede no Brasil.