Site do Mês Missionário Extraordinário de 2019 oferece testemunhos e formação

Outubro de 2019 será marcante no contexto da missão na Igreja. Desde o início de 2018, são preparadas iniciativas para oferecer às dioceses do mundo inteiro formas de animação em vista do Mês Missionário Extraordinário (MME). O site dedicado para a ocasião é um endereço no qual estão disponíveis materiais de formação, documentos, testemunhos missionários e histórias de beatos, santos e mártires de ontem e de hoje. Há também um guia sobre o MME.

O site www.october2019.va “foi criado para promover e animar o MME, de modo a contribuir, através dos conteúdos multimídia que serão inseridos, para inspirar o tempo de oração e reflexão sobre a missão ad gentes de todos os cristãos”, explicou secretário geral da Pontifícia União Missionária, padre Fabrizio Meroni, que é diretor do Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM) e da Agência Fides.

A primeira área do site apresenta o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” sobre fotos de visitas do papa Francisco a países de vários continentes e imagens que rementem à missão além fronteiras “ad gentes”. Uma barra oferece o guia do MME para download, em forma de folder, já está disponível em português. Os outros três destaques do site são Formação, Mundo e Testemunho. Há também um campo de artigos e notícias sobre novidades relacionadas ao tema da missão.

Testemunhos
Missionários que doaram suas vidas e que estão a caminho ou já estão entre os proclamados santos pela Igreja são lembrados como testemunhas da ação missionária. Algumas das histórias que podem ser conhecidas é a dos 19 mártires da Argélia, que serão beatificados neste sábado, 8 de dezembro, em Orão, na Basílica de Notre-Dame de Santa Cruz.

“As características comuns dos 19 mártires são: fé sólida em Cristo e seu Evangelho; amor pela terra onde o Senhor os havia enviado; a atenção e a delicadeza evangélica para o povo argelino, especialmente para os pequenos e os humildes, com especial atenção aos jovens; respeito pela fé do outro e desejo de compreender o Islã”, diz o texto.

Para acompanhar as atividades que serão desenvolvidas no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias disponibilizaram uma página com sugestões de trabalho e a proposta assumida pela CNBB após aprovação do Conselho Permanente da entidade.

Mês Missionário Extraordinário