Simpósio no Ano Nacional Mariano – Palestra da professora Tânia Couto

Palestra: Maria, Mulher da escuta da Palavra de Deus e imagem do discipulado.

Palestrante: Tânia Couto

Na manhã desse sábado, tivemos a o prazer de receber a Professora Tânia Couto em nosso encontro. Em sua palestra, que deve como tema: “Maria, Mulher da escuta da Palavra de Deus e imagem do discipulado”, nos apresentou uma percepção diferente sobre Maria. Em que  Maria não é apresentada simplesmente à escolhida para ser a mãe de Jesus, mas para ser a primeira discípula e a porta voz da grande verdade “fazei tudo que Ele vos disser”.

A igreja arquidiocesana de Fortaleza, em comunhão com a igreja do Brasil, ao celebrar os 300 anos do encontro de Nossa Senhora Aparecida, convida a toda comunidade eclesial para uma renovação da reflexão Mariana e a submergir com Maria no caminho do discipulado, como o testemunho de quem vive a boa nova, como nos ensinou o Papa Francisco.

Tânia nos apresentou três vias para melhor compreender como Maria permaneceu ao lado de Jesus e gerou esse caminho de discipulado. A primeira: compreender Maria como Mulher da escuta da palavra de Deus; a segunda: experiência da vida de Maria, o itinerário de Jesus; e a terceira: caminho discipulado de Maria, itinerário da fé.

Para a professora, compreender Maria como mulher da escuta e da palavra de Deus, requer um estudo profundo dos textos bíblicos, dentre eles os do novo testamento. Maria era intuída de uma profunda espiritualidade, discreta e sábia, por isso, sua presença nas narrativas não poderia ser de outra forma.

O conhecimento da palavra de Deus gera em nós um “salto na fé”, pois com a intimidade da palavra é que compreenderemos o que Jesus quer para cada um de nós. Confira na integra a palestra: Textos de todas as palestras aqui