Atualidades

Setores da CNBB se juntam na criação do “Núcleo Estudantes Internacionais”

A partir da realização do 3º Congresso Mundial de Pastoral para os Estudantes Internacionais, que aconteceu de 31 de novembro a 3 de dezembro de 2011, em Roma, Itália, o Setor Universidades e o Setor da Mobilidade Humana realizaram a 1ª reunião para organização do “Núcleo Estudantes Internacionais”. A reunião ocorreu na sede da CNBB, dia 30 de janeiro, com a participação da assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugênia Lloris; da assessora do Setor Mobilidade Humana, irmã Rosita Milesi; da irmã Claudina Scapini, Setor Mobilidade Humana e Francisco Vladimir, da Pastoral do Migrante da arquidiocese de Fortaleza e responsável pela articulação do núcleo Estudantes Internacionais.

O Núcleo Estudantes Internacionais, como projeto conjunto entre o Setor Universidades, ao qual o Núcleo está vinculado, e o setor Pastoral da Mobilidade Humana, tem o objetivo, segundo os assessore da CNBB, de contribuir na devida atenção pastoral aos estudantes internacionais, conhecendo melhor sua realidade e necessidades, promovendo o diálogo intercultural, ecumênico e inter-religioso, favorecendo a inculturação e a acolhida, para que melhor possam vivenciar a fé e os valores evangélicos, aproveitar adequadamente o período de formação e qualificação, sejam protagonistas em sua organização e na integração em políticas públicas que garantam seus direitos, em condições justas e dignas.

A reunião teve como propósitos, traçar o objetivo geral que norteará a ação do Núcleo, refletir sobre as linhas de ação a serem implementadas e pensar nas alternativas de recursos tanto humanos quanto financeiros. Foram agendadas também algumas atividades, entre o núcleo com as demais pastorais para partilhar a caminhada.

“O objetivo é e somar forças, seja no Setor Universidades, onde já está marcada uma oficina temática no Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), em Curitiba, de 12 a 14 de outubro , seja no Setor Mobilidade Humana, com a participação na reunião da Coordenação ampliada, dias 30 e 31 de agosto”, disse a assessora do Setor Universidades, irmão Maria Eugênia.

Uma das primeiras ações é realizar um mapeamento das atividades que já ocorrem com estudantes internacionais em universidades ou nos Regionais da CNBB. Com isso, terão enfoque quais as dioceses, pastorais, movimentos e congregações religiosas que atuantes nesta área, para valorizar este trabalho, de maneira articulada em âmbito nacional.

O bispo auxiliar da arquidiocese Fortaleza (CE), dom José Luiz Ferreira Salles, irmã Maria Eugenia Lloris e Francisco Vladimir, reuniram-se para propor linhas de ação para uma organização do grupo aqui no Brasil. Dentre as principais definições está a criação de uma rede entre os estudantes e as instituições que trabalham com estudantes internacionais para a socialização, ajuda mútua, solidariedade e intercâmbio. Além desta, também foi definido o trabalho em parceria entre os dois Setores da CNBB; e a participação de Francisco Vladimir no Encontro Nacional do Setor Universidades, que aconteceu no último final de semana, 28 e 29 de janeiro, em Mariápolis (SP).

POR: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Grande Concerto de Natal na paróquia de São João Batista do Tauape.

Ordenações Diaconais na Catedral Metropolitana de Fortaleza dia 21 de dezembro

Dom Aloísio em nossos corações

Papa: a boa política está ao serviço da paz

Entrevista: CF 2019 – A felicidade humana como horizonte das Políticas Públicas


QR Code Business Card