Seminário sobre Dom Antônio de Almeida Lustosa

A Comissão de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa promoverá no dia 12 de agosto de 2016, sexta-feira, das 8 às 17 horas, no auditório Cardeal Aloísio Lorscheider, na Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) um Seminário com o seguinte tema: “DOM LUSTOSA – UM BISPO À FRENTE DE SEU TEMPO”.dom-lustosa

A ideia da realização deste Seminário – DOM LUSTOSA: UM BISPO À FRENTE DE SEU TEMPO – surgiu pela necessidade de revitalizar a vida pastoral e as obras sociais e religiosas do saudoso Arcebispo, que esteve entre nós de 1941 a 1963.

A revitalização dos aspectos relativos ao Servo de Deus passou a ser atualmente exigência da comunidade eclesial e do povo cearense que, ainda nos dias de hoje, recorda a passagem de Dom Lustosa à frente da Arquidiocese de Fortaleza.

Sem dúvida, os motivos fundamentais para a realização deste Encontro se amparam em dar maior visibilidade a este período e fazê-lo conhecido ainda mais, com vistas a suscitar a devoção e sua intercessão nas causas materiais e espirituais de seu rebanho pastoral.

Resgatar a memória de Dom Antônio de Almeida Lustosa levará a despertar no coração dos fieis a devoção ao Ex-Arcebispo, além de fortalecer sua intercessão pelos pedidos de graças, no sentido de promover visitas ao túmulo do insigne Pastor, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Vamos conhecer um pouco mais de dom Antônio de Almeida Lustosa!

PROGRAMAÇÃO

Abertura   –  8h10min –   Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza.

– Palestra 1 –  8h40min – Olga Paiva.

Tema: Um Cidadão do Mundo a Serviço da Paz.

Biografia de dom Lustosa, destacando sua passagem por Fortaleza.

– Palestra 2 – 9h30min –   Padre Almir Magalhães, Diretor Geral da Faculdade Católica de Fortaleza-FCF.

Tema: Um Discípulo Humano e Humilde em Prol do Povo.

Homem generoso, humilde, acolhedor, bom ouvinte, discipulado, pacificador, piedoso, solidário e amigo.

– Palestra 3 – 10h15min  – Geová Lemos Cavalcante, Instituto do Ceará, Histórico, Geográfico e Antropológico. Conselho de Ação Econômica da Arquidiocese de Fortaleza.

Tema: O Filósofo Intelectual e Educador.

Membro da Academia Cearense de Letras; autor de muitas poesias, músicas e obras católicas; detentor de muitos títulos e homenagens; grande educador; precursor do Concílio Vaticano II; dedicado ao trabalho.

Palestra 4 – 11h –  Padre João Carlos, Vice-Provincial da Congregação Salesiana para o Nordeste.

Tema: Nosso Bom Pastor.

Fiel à Igreja; homem de profunda espiritualidade; bom pastor;    homem de oração, jejum e penitência; organizador de procissões e romarias; catequista e evangelizador; zeloso pelas vocações.

Intervalo – 11h45min – 14h.

Palestra 5 – 14h Nildes Alencar de Lima, ex-secretária de Educação de Fortaleza e membro da Comissão.

Tema: O Bispo da Justiça Social.

Defensor da justiça e da ação social; criador do Curso de Serviço Social; criador da Semana Social; incentivador da profissionalização e valorização do trabalhador; articulador da inclusão social; acolhedor e defensor dos pobres; precursor da defesa  dos direitos humanos.

– Palestra 6 – 14h45min – Padre Edilberto Cavalcante Reis, professor de História da Igreja na Faculdade Católica de Fortaleza.

Tema: Um Homem à Frente de seu Tempo.

Homem visionário à frente de seu tempo; empreendedor; criador da escola profissionalizante Coração Imaculado de Maria; defensor do meio ambiente; propositor e implementador de soluções.

– Palestra 7 – 15h30min – Padre Rafhael Silva Maciel, Reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider,  Henrique Jorge.

Tema: Um empreendedor da Igreja Católica.

Construção da Catedral Metropolitana de Fortaleza; construção do seminário do Dias Macedo;  fundação da congregação das Irmãs Josefinas; construção do Santuário de Nossa Senhora  de Fátima, do Hospital Cura d’Ars, do Hospital São José.

– Palestra 8 – 16h15min –  Irmã Margarida Maria Sales, coordenadora da Comissão de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa, e José Olavo Rodrigues, ex-secretário de dom Antônio de Almeida Lustosa.

Tema: A Caminho da Canonização.

A criação da Comissão e o Processo de Canonização.

– Encerramento – 17h.

Informações de Graças Obtidas

Os fieis que alcançarem graça com pedido de intercessão a dom Antônio de Almeida Lustosa devem fazer relato circunstanciado e detalhado, sendo que, para os casos presumíveis de milagre (cura de doenças incuráveis pela medicina), é necessário anexar o laudo médico com a comprovação da enfermidade (raio X, etc.) e outro laudo com a comprovação da cura, entregando-os à Comissão de Apoio à Causa na Arquidiocese de Fortaleza (endereço abaixo), a qual fará o envio desses documentos à Congregação para as Causas dos Santos, em Roma.

Cúria Arquidiocesana de Fortaleza

Sala Dom Lustosa

Arcebispo de Fortaleza

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques

Comissão da Causa

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques (Presidente)

Ir. Margarida Maria Sales (Coordenadora)

Endereço:

Av. Dom Manuel, nº 03 – Centro –

CEP. 60060-090 Fortaleza – Ceará

Fones: (85) 4005.7885 – 85 3287.2611.

Missa pelos 42 Anos da Páscoa Eterna de Dom Antônio de Almeida Lustosa

Desde a abertura do Processo de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa, em 1991, celebra-se na Catedral de Fortaleza, na data de seu falecimento – dia 14 de agosto – missa pela sua Páscoa eterna. Preside essa Santa Missa o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, D. José Antonio Aparecido Tosi Marques, é concelebrada com os padres salesianos. Esta celebração eucarística terá a participação do Coral Rei Jesus, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do Conjunto Ceará.

Local da Missa: Catedral Metropolitana de Fortaleza

Data: 14 de agosto de 2016

Horário: 12 horas.

Informações pelo telefone (85) 40057885 Sala Dom Lustosa.