Semana de Orações pela Unidade Cristã

Todos os anos, desde 1968, cristãos de diversas denominações dedicam um tempo para refletir e celebrar a Unidade das Igrejas. É a chamada Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). No hemisfério Norte, a SOUC é celebrada em janeiro, entre as festas de São Pedro e São Paulo. Já no hemisfério Sul, as Igrejas celebram a SOUC nos dias que antecedem a Festa de Pentecostes, neste ano de 2 a 9 de junho.

A SOUC possui um tema único, que é traduzido para todos os países e adaptado de acordo com a realidade local. Em 2019, o tema é: “Procurarás a justiça, nada além da justiça”(Dt 16, 11-20) e foi produzido pelas Igrejas da Indonésia. No Brasil, o material foi adaptado pelo Regional Minas Gerais do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

Segundo o Pastor Inácio Lemke, atual presidente do Conic, as primeiras iniciativas visando a Semana de Oração surgem do Movimento Pentecostal, em 1740, na Escócia.

Mas só a partir de 1968, a SOUC passa a acontecer anualmente, através da preparação de um material único em conjunto com diversas Igrejas, promovida pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Desde o início do século XX, homens e mulheres de fé se colocam em abertura a Cristo para rogar-lhe o dom da unidade, Nele já existente, mas visivelmente ofuscada por nossas divisões. No desejo de que possamos chegar à “unidade visível do Reino de Deus tal como Cristo a quer, pelos meios que Ele quiser”, todos os anos, o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, organismo do Vaticano e o CMI, nos convidam para a SOUC, um momento privilegiado de oração comum e convivência.

Celebrar a unidade cristã é valorizar aquilo que é comum, nosso batismo e nossa crença em Jesus Cristo, e aprender na diversidade de dons e carismas. Não é um chamado à conversão a esta ou àquela Igreja, mas um momento de celebrar em unidade, a fé que nos une em Jesus Cristo.

Numa sociedade já tão dividida por diversas ideologias e diferenças sociais, rezar em unidade pode trazer uma nova experiência pessoal e comunitária.