Atualidades

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos propõe diálogo e acolhida

cartaz SOUC“Dá-nos um pouco da tua água” será o tema da Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos e Cristãs (SOUC). O evento ocorrerá de 17 e 24 de maio e buscará refletir sobre a unidade cristã e o diálogo entre as religiões. O material publicado é uma parceria entre Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos.

O tema da Semana de Oração foi inspirado no Evangelho de São João, que retrata o encontro de Jesus com a mulher samaritana. A cena propõe reflexão do amor e da acolhida às diversidades de religião, etnia e cultura. O material foi elaborado pelo grupo de trabalho do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Ainda, dentro da perspectiva do tema deste ano, pretende-se debater os diferentes contextos religiosos do país, abordando, principalmente, a intolerância religiosa.

Baixe o texto de introdução ao tema da Semana de Oração traduzido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O subsídio foi preparado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas (CCMI)

Celebração nacional

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ocorreu de 18 a 25 de janeiro. As datas foram propostas em 1908, pelo sacerdote, padre Paul Watson, por ocasião das festas litúrgicas de São Pedro e São Paulo. Já no hemisfério Sul, no entanto, as igrejas celebram a Semana de Oração durante o Pentecostes, que é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conic coordena as celebrações da Semana de Oração em diversas regiões do país.

O Conic foi fundado em 1982, com participação de membros das igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Anglicana do Brasil (IEAB), Presbiteriana Unida (IPU) e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA). Tem como missão promover e estimular relações ecumênicas entre Igrejas cristãs e o fortalecimento do testemunho em favor dos Direitos Humanos.

CNBB com informações do Conic.

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Domingos Sávio diz:

    Quando ecoarmos uma só voz, quando pensarmos em um único objetivo a seguir, quando nos unirmos para um único propósito: levar ao próximo o amor do Pai, assim como, diz São Paulo aos Filipenses: quando considerarmos o outro superior a nós, o mundo estará pronto para receber o Cristo em Corpo e Alma no meio de nós. Que possamos pregar e fazer acontecer essa unidade cristã na humanidade. Amém!


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

D. Fisichella nos 25 anos da Veritatis Splendor: quem critica o Papa não é fiel à tradição católica

10ª edição da Marcha pela Vida em Fortaleza

Papa: não se pode acreditar em Deus e ser mafioso

As dores da humanidade

Encontro do CNLB reúne juventudes do país dentro do contexto do Sínodo de 2018

Programação da Visita Pastoral em Antonio Diogo


QR Code Business Card