Semana de Oração 2014: de 1 a 8 de junho

logo_souc (1)

Cristãos do Hemisfério Sul celebrarão, entre os dias 1 e 8 de junho, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). O tema deste ano será “Acaso Cristo está dividido?”, conforme 1 Cor 1:1-17. Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o material desta semana foi elaborado pelos irmãos e irmãs do Canadá.

A boa notícia é que os materiais para a realização das Celebrações Ecumênicas já estão disponíveis para aquisição. Desta forma, convidamos você, que acredita que uma sociedade sem intolerâncias é possível, a mobilizar sua comunidade, amigos e familiares para participar desta experiência de Unidade!

Cartaz e cadernos da SOUC 2014

Como adquirir os materiais?

Este ano o Cartaz será enviado gratuitamente a todos que adquirirem os Cadernos de Oração. Isso se dará por uma questão prática: como o Cartaz não será vendido, aproveitaremos o envio pelos Correios dos Cadernos para, com eles, encaminhar o Cartaz. Contudo, a arte do Cartaz também pode ser baixada neste LINK. Para adquirir os Cadernos, efetue o depósito identificado no valor correspondente à quantidade desejada e encaminhe um e-mail com o comprovante para [email protected].

Banco Bradesco

Agência: 0606-8 Brasília/DF

Conta Poupança: 112888-4

Obs.: não esqueça de indicar o endereço para o envio dos materiais!

Oferta da Semana de Oração

A oferta simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na Unidade dos Cristãos. Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional.

Em 2013, o valor das ofertas para o CONIC Nacional totalizou R$ 20 mil. Com isso, foram subsidiados alguns trabalhos da Comissão Teológica sobre diálogo inter-religioso.

Obs.: a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

Conta para depósito da coleta destinada ao CONIC Nacional

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil

Banco Bradesco

Agência: 0606-8 Brasília/DF

Conta Poupança: 112888-4

Sempre que possível, faça depósito identificado:

CNPJ: 00.721.266/0001-23

Abaixo, confira a carta das Igrejas do CONIC sobre a SOUC:

Irmãos e Irmãs da Caminhada Ecumênica!

Nós, representantes das igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), nos dirigimos a vocês na paz e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo.

Mais uma vez estaremos unidos(as), celebrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no período de 1 a 8 de junho. Refletiremos este ano o tema “Acaso Cristo está dividido?”, motivados pelo lema bíblico de 1 Cor 1, 1-17.

Esta Semana foi organizada pelos irmãos e irmãs do Canadá, país marcado pela diversidade de idiomas, cultura, clima e diversas expressões de fé. Nossos(as) irmãos(as) do Canadá afirmam: “A primeira carta aos Co­ríntios também aponta um caminho pelo qual podemos valorizar e acolher os dons dos outros, mesmo agora no meio das nossas divisões”.

Convidamos a cada um(a) de vocês a se unirem a este grande mutirão pela Unidade, que é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Cada um(a) é chamado(a) a transformar a realidade onde vive e a construir um mundo melhor, vencendo preconceitos e buscando o respeito e a unidade.

Que a reflexão desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nos anime a confiar, sempre mais, na transformação possível e no convívio fraternal. Que sejamos fortalecidos(as) na fé que brota da certeza que vem da vitória do Ressuscitado.

Com nossa benção e Fraterna Saudação,

Dom Francisco de Assis da Silva (Bispo Primaz da IEAB)

Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich (Pastor Presidente da IECLB)

Dom Leonardo Ulrich Steiner (Secretário Geral da CNBB)