Atualidades

São Vicente de Paulo

No dia 27 de setembro de 2018 a Igreja Católica celebrará a festa do grande São Vicente de Paulo. Ele nasceu na região das Landas do sul da França no dia 24 de abril de 1581 de família muito pobre. Seu pai fez os maiores sacrifícios para lhe favorecer os seus estudos eclesiásticos. Aos 19 anos recebeu a ordenação sacerdotal. Em 1609 entrou como tutor a serviço dos Gondi, cuja proteção e colaboração o levaram a ser protagonista da renovação espiritual e social da França.

Em 1626 vê aprovada a comunidade de sacerdotes da Missão pelo Arcebispo de paris, e em 1632 pelo Papa Urbano VIII. Através dos Sacerdotes da Missão conseguiu melhorar a formação da maior parte do clero da França. Os membros de sua congregação foram chamados os padres Lazaristas. Esses padres religiosos praticaram todo tipo de caridade. Visitaram os pobres em suas casas, ensinaram nas escolas, e visitaram os pobres e doentes nos hospitais.

Homem prático, firme, dotado de senso de humor, simples como um camponês, mas ativo e realista dizia aos seus sacerdotes: “Meus irmãos, amemos a Deus, mas amemo-lo às nossas custas, com a fadiga de nossos braços, com o suor de nosso rosto”. Conseguiu ser Ministro da Caridade, e organizou os auxílios disponíveis aos pobres em escala nacional. Foi responsável pelo aumento do nível dos estudos dos padres. Realmente é difícil sintetizar em poucas linhas a múltipla operosidade de São Vicente. Ele até passou algum tempo na cadeia!

Porém seus maiores trabalhos provavelmente são: “a evangelização dos colonos, a reforma do clero, as obras assistenciais e a luta contra o Jansenismo”. Fundou quatro instituições: a) As Damas de caridade, b) Os servos dos Pobres, c) A Congregação dos Padres da Missão, d) As Filhas da Caridade. Morreu em 27 de setembro de 1660. Foi Canonizado por  Clemente XII  em 1737. O Papa Leão XIII nomeou-o patrono de todas as organizações cristãs de caridade em 1883. A Congregação dos Padres  da Missão fizeram inúmeras obras de caridade até a presente data.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

CNBB e entidades consideram inquietantes episódios ocorridos nos últimos dias

São João Paulo II

8º Dia | Amazônia em Missão

Coleta Missionária colabora com a missão no mundo

A Reitoria de São Judas Tadeu está em Festa


QR Code Business Card
Arquidiocese de Fortaleza
Assign a menu in the Left Menu options.
Assign a menu in the Right Menu options.