São Lucas Evangelista

No dia 18 de outubro deste ano de 2016 a Igreja Católica celebra a festa de São Lucas Evangelista. Os dados históricos que conhecemos de São Lucas procedem diretamente do Novo Testamento, especificamente  dos Atos dos Apóstolos e das Cartas de São Paulo. São Lucas foi um dos primeiros  missionários do mundo greco-romano. Ele foi um companheiro de São Paulo em algumas de suas viagens apostólicas. As características de estilo, método etc. parecem indicar que ele mesmo foi o autor dos livros dos Atos dos Apóstolos e o terceiro evangelho. Segundo a tradição, ele era natural de Antioquia na Síria, médico de profissão, conhecedor da Bíblia grega, e foi convertido pelo Apóstolo São Paulo, do qual foi amigo inseparável, companheiro e colaborador no apostolado. Foi elogiado por Paulo pelo seu zelo e fidelidade. Depois da morte de Paulo sabemos mais nada com certeza da vida de São Lucas, porém, o historiador São Jerônimo afirmou que Lucas dedicou sua vida apostólica até a idade de 84 anos quando morreu como mártir.

Homem extremamente culto escreveu sua obra com informação e com ordem. “Ele insiste na vida, morte e ressurreição de Cristo como mensagem de salvação universal dirigida a todos os homens e não só aos judeus”. No seu evangelho ele apresenta uma narração da vida de Cristo que, embora seguindo o esquema dos outros autores dos sinóticos destaca alguns dados somente recolhidos por ele. Por exemplo, a infância de Jesus, a apresentação no Templo, à anunciação do anjo a Nossa Senhora e a visitação de Maria a Isabel sua prima. Parábolas como o Bom Samaritano, o Filho Pródigo, o bom ladrão e outros devemos a ele.

Nos Atos dos Apóstolos São Lucas escreve sobre as primeiras comunidades cristãs. Escreva sobre a Ascenção de Jesus, da vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes etc. Há uma tradição que Lucas era um grande pintor e que ele tinha a honra de ter pintado o rosto da Virgem Maria. Depois da execução de São Paulo, a quem seguia em Roma em seus últimos dias,  ele deixou aquela cidade e depois disso perdemos suas pegadas. Sabemos somente o São Jerônimo afirmou que ele morreu como mártir aos 84 anos. A Igreja deve muito aos escritos de São Lucas. O dia 18 é o dia dedicado aos médicos, rezamos para que exerçam sua profissão sempre com respeito à vida e à dignidade das pessoas.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista