Atualidades

São João de Deus

No dia 8 de março a Igreja Católica celebra a festa de São João de Deus. João nasceu em Montemor o Novo (Portugal) em1495. Com oito anos fugiu de casa e viajou para a Espanha, que ia ser o principal cenário de suas aventuras e obras. “Colocou-se a serviço de um criador de ovelhas, cuidou dos rebanhos, recebeu as primeiras letras e tornou-se administrador da propriedade do benfeitor”. Então se alistou como soldado nas tropas do Imperador Carlos V, combatendo contra franceses e turcos na defesa de Viena contra Solimão ll (1522).

Depois se tornou vendedor de livros na zona de Gibraltar e por fim chegou a Granada onde continuou vendendo livros. Foi em Granada que ouviu as pregações de São João de Ávila. Ficou totalmente transtornado. Voltou para a loja e queimou os livros imorais, e distribuiu o resto entre os pobres e curiosos.  Ele ficou totalmente louco e foi internado num manicômio. Foi providencial porque foi no manicômio que ele realmente descobriu sua vocação.

Ele ficou chocado pelo “tratamento desumano que os doentes receberam no manicômio, a falta de higiene, de terapia, além do abandono quase total em que os doentes mentais eram deixados” (cf. O Santo do Dia, Servilio Conti, p.108). João descobriu que Deus estava o chamando para tomar cuidado dos doentes mentais. Deixou o manicômio em 1539, alugou uma casa e nela colocou todo tipo de doentes. Com a ajuda de colaboradores, fundou a ordem dos “Irmãos Hospitalários”, conhecido como “Irmãos Hospitalários de São João de Deus”.

Tal foi o nome que lhe deram por desconhecer seu sobrenome. O seu trabalho aumentou e foi abençoado. Depois de doze anos de trabalho, orações e sacrifícios São João morreu em Granada em 8 de março de 1550. Em 1572 “Os irmãos dos enfermos” receberam o hábito e uma regra do papa Pio V. Hoje há mais de 100 hospitais da Ordem somente na Espanha e dezenas de outros espalhados pelo mundo inteiro. João de Deus foi canonizado em 1690 e declarado padroeiro dos hospitais, dos enfermeiros, dos livreiros e impressores.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Missa em Homenagem as pessoas com Síndrome de Down

Igreja e Política

Monjas Concepcionistas

Religiosa Concepcionista emite votos na solenidade de São José

ciclo de estudo

Segundo dia do Ciclo de estudos da Campanha da Fraternidade 2019

padre anízio

Missa de Posse do novo reitor e pároco do santuário no próximo dia 10/04


QR Code Business Card