São João Batista, 90 Anos Evangelizando

A Paróquia São João Batista em Horizonte, comemora neste ano de 2017 a sua 90ª Festa do padroeiro do município. Desde 1927 a comunidade católica celebra de 14 a 24 de Junho os festejos alusivos ao santo. Confira a  PROGRAMAÇÃO .

A ORIGEM
Como surgiu a ideia da construção do prédio da igreja católica de Olho d’Agua, hoje Horizonte, tendo como padroeiro São João Batista.

Conta-se que as primeiras missas foram celebradas pelo Cônego Pe. Eduardo Araripe, na casa do casal Sr. Manoel Conrado e dona Altina de Sousa, onde possivelmente movidos pela fé no ano de 1927 fizeram a doação de um terreno. Na época mobilizaram uma pequena campanha onde receberam pequenas ajudas para a construção da capela em honra a São João Batista, na qual as missas começaram a ser celebradas.

Manoel Conrado e Altina de Sousa continuaram com novas campanhas através de suas amizades onde conseguiram a doação da imagem de São João Batista oriunda da Itália. Foi exatamente nesta época que a Capela passou a ser denominada de São João Batista e seus festejos celebrados todos os dias 24 de junho.

A PARÓQUIA
Passaram-se alguns anos e entre os anos de 1970 até por volta de 1987, assumiu a festa de São João Batista o casal Sr. Horácio Domingos de Sousa e Dona Zezinha, os quais com muito compromisso conseguiram organizar grandes festas com muita animação e a presença da comunidade e de pessoas das localidades vizinhas. As novenas sempre puxadas por Dona Zezinha que com muita fé e devoção animava todos os devotos de São João Batista.

Por determinação de Dom Aloísio Cardeal Loscheider, arcebispo Metropolitano de Fortaleza, foi criado (sem decreto) no dia 03/02/1988 a Zona Pastoral de Horizonte, compreendendo todo o município. No dia 14/02/1988, Dom Aloísio nomeou Vigário Paroquial para a Zona Pastoral de Horizonte, Pe. Abel Jackson Peixoto Lima.

O PÁROCO ATUAL
No dia 03 de fevereiro de 2017, às 19h na Igreja Matriz o Padre José Airton Lima, Vigário Episcopal da Região Praia São Pedro e São Paulo, representando o senhor arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, foi quem empossou Pe. Jesus Alexandre, que na ocasião apresentou os padres José Ferreira de Mesquita e Guilherme Gomes da Silva Neto como vigários paroquiais.

HOJE
A Paróquia São Batista realiza a sua 90ª festa do padroeiro de Horizonte, de 14 a 25 de Junho a partir das 18h. Com novenas, missas, barracas com comidas típicas, quadrilhas, leilões, forró pé de serra e muita animação.

Colaboração:
Jonas Lima e Marilda Gadelha