Atualidades

São Francisco de Sales

No dia 24 de janeiro de 2018 a Igreja Católica celebra a Festa de São Francisco de Sales. Francisco de Sales nasceu na Savóia em 1567.  Filho de  família nobre. Foi educado no colégio dos Jesuítas de Clermont (1580 -1588). Depois fez seus estudos superiores em Paris e em Pádua, formando se em direito na Universidade de Pádua (1591). Trabalhou em advocacia, exercendo o cargo de advogado no Senado de Chambéry, na França.  Depois de um breve exercício de advocacia, e contrariando a vontade dos pais, optou pelo sacerdócio. Ordenou-se sacerdote em 1593 e passou o resto de sua vida trabalhando pastoralmente como sacerdote e mais tarde com bispo de Annecy (1602). Enfrentou uma luta forte contra os calvinistas do Chablais, um distrito que se separou de Savóia e se converteu ao calvinismo.

Como sacerdote Francisco recorreu à publicação de folhetos que ele divulgava entre o povo. Estes folhetos defenderam pontos fundamentais da Bíblia, e discretamente corrigiram os erros do calvinismo. Tudo foi feito com muito paciente e respeito. Seus esforços conseguiram atrair ao catolicismo a maior parte da população em Chablais. Nomeado bispo de Genebra que estava nas mãos dos calvinistas escolheu a cidade de Annecy por sua residência. Francisco revelou-se como um bom pastor, sábio, prudente, solícito por seu clero e pelos fiéis. As atividades literárias de Francisco foram muito abrangentes: 4.000 sermões, 21.000 cartas de direção espiritual. Realmente fez da pena seu apostolado permanente. Entre os livros que ele escreveu encontramos: “Introdução à Vida Devota” (1604) e o Tratado de Amor de Deus (1612).

Sem dúvida São Francisco de Sales foi o protótipo do homem e do santo cristão, modelo de sacerdote e bispo. Declarado Doutor e Mestre da Igreja (1877). Foi nomeado patrono e modelo dos escritores e jornalistas por Pio XI  em 1923.  Francisco faleceu no dia 28 de janeiro de 1622 com 57 anos de idade. Sua festa é celebrada no dia 24 de janeiro.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

D. Fisichella nos 25 anos da Veritatis Splendor: quem critica o Papa não é fiel à tradição católica

Ano Jubilar do Centenário da pedra fundamental da Igreja Matriz de São Francisco – Canindezinho

Em 2018: FNS já aprovou repasse de mais de R$ 3 milhões para projetos sociais

Papa aos jovens: com Jesus, a vida tem sabor de Espírito Santo

Festejos de São Francisco das Chagas no Sertão do Ceará

Dom Aloísio: restos mortais


QR Code Business Card