Atualidades

[Artigo] São Domingos Sávio

Na Área Pastoral Planalto do Pici, onde tenho a honra e o prazer de servir o Povo de Deus, há uma capela dedicada ao São Domingos Sávio, e consequentemente há grande devoção ao este jovem santo. No dia 9 de março celebramos a festa de São Domingos Sávio. Ele nasceu perto de Turim, na Itália, no dia 2 de abril de 1842. Seus pais, modestos camponeses, mas profundament5e cristãs, o deu uma educação aprimorada. Entrou no Oratório de Dom Bosco aos 12 anos de idade. O grande apóstolo da juventude do século passado, São João Bosco, tinha havia pouco, iniciado uma grande obra de recolher jovens, orientando-os nos estudos para uma profissão com uma educação cristã. Ele sempre teve uma grande paixão pelos jovens, sobretudo os pobres e abandonados. Domingos Sávio foi um dos primeiros alunos de Dom Bosco e com ele assimilou a espiritualidade padre_brendansalesiana.

Domingos Sávio ficou conhecido pela constante e série aplicação nos estudos, amigo admirado por todos os seus colegas, bom nos esportes e sempre alegre, um jovem que gostava de cantar. Ele deu aos seus companheiros o exemplo de uma vida limpa e transparente, tanto   em sua piedade sincera a Jesus, seu supremo ideal e mestre, como Maria, sua Mãe santíssima. Dom Bosco ensinou-lhe o programa salesiano: “Combater as próprias paixões, cumprir o próprio dever e trabalhar para a salvação das almas, especialmente entre os próprios companheiros e no ambiente em que vive e amor intensíssimo à Eucaristia”. Tão bem aprendeu a lição de Dom Bosco pôde dizer dele: “Sávio levava mais almas ao confessionário com suas brincadeiras que os pregadores com seus sermões”! Perto do fim de seu curso de ensino fundamental ficou gravemente doente e foi obrigado a voltar para casa se seus pais numa tentativa de recuperar sua saúde. Dom Bosco e seus colegas ficaram profundamente tristes com sua saída e o próprio Domingos Sávio mais triste ainda.

Entretanto, a frágil saúde de Domingos piorou e foi diagnosticado como tendo tuberculose e logo começou a sangrar e isso apressou sua morte. Ele recebeu os últimos sacramentos e pediu ao padre para ler a oração para pessoas morrendo. Apesar dos esforços dos seus familiares e dos médicos ele veio a falecer aos quinze anos, no dia nove de março de 1857. O próprio São João Bosco escreveu a biografia de Domingos Sávio. Nessa obra ele propôs Domingos como modelo de santidade para a juventude. Domingos foi beatificado em 1950 e canonizado em 1954 e celebramos sua festa no dia 9 de março.  Quero aproveitar o ensejo para parabenizar a Comunidade  de São Domingos Sávio na Área Pastoral de Santo Antônio no Planalto de Pici, Fortaleza, pela festa de seu padroeiro.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

D. Fisichella nos 25 anos da Veritatis Splendor: quem critica o Papa não é fiel à tradição católica

Bairro Ellery festeja São Francisco de Assis

Encontro de preparação para 3ª Semana Catequética Paroquial

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida no Montese realiza Carreata dia 30 

10ª edição da Marcha pela Vida em Fortaleza

Papa: não se pode acreditar em Deus e ser mafioso


QR Code Business Card