Santo Agostinho

Brendan Coleman Mc Donald

No dia 28 de agosto de 2019 a Igreja Católica celebra a Festa de Santo Agostinho. Este grande santo nasceu em Tagaste, à parte da África hoje chamada Argélio em 354. Seu Pai Patrício era pagão; sua mãe Santa Mônica, cuja festa é no dia 27 de agosto, era cristã e ela exerceu uma enorme e constante influência para o bem sobre Agostinho que teve uma adolescência agitada pelas paixões, dúvidas e críticas doutrinárias. Passou este tempo em Tagaste, Madaura e Cartago. Homem de inteligência privilegiada que depois de sua adolescência estudou filosofia. Formou-se brilhantemente em retórica e gramática. Logo deixou Cartago e foi para a capital do Império Romano. Aí, influenciado pela fama do Bispo Ambrósio, começou a assistir aos sermões dele. Através dos conteúdos das homilias de Ambrósio, Agostinho converte-se e depois de receber instrução foi batizado por Santo Ambrósio no dia 25 de abril de 387. Seus primeiros anos até sua conversão estão magistralmente traçada em sua famosa obra Confissões.

Convencido de que sua missão era difundir o cristianismo na África voltou a Tagaste onde foi ordenado sacerdote. Agostinho foi chamado pelo bispo de Hipona, um prelado de idade avançado, para ajudá-lo na sua diocese. Com a morte do bispo, Agostinho foi aclamado pelo povo como seu sucessor. Foi pastor da diocese de Hipona durante 34 anos onde ficou conhecido como “Pai dos pobres”. Sem dúvida ele foi o mais profundo pensador entre os escritores cristãos do mundo antigo. A maioria dos pensadores e escritores em teologia e metafísica dos séculos posteriores foi influenciada por Agostinho. Ele morreu aos 28 de agosto de 430 com 76 anos, profundamente triste ao ver os bárbaros invadiram sua diocese de Hipona. Seu corpo foi levado para a Sardenho e de lá foi transladado para Pavia na Itália. Agostinho é um dos quatro doutores da Igreja Latina. Santo Agostinho foi canonizado por aclamação popular e reconhecido como Doutor da Igreja em 1292, pelo Para Bonifácio VIII.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald,
Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1