Santo Afonso, amante da justiça verdadeira

Padre Geovane Saraiva*

A Paróquia de Santo Afonso, neste ano de 2019, ao festejar seu padroeiro, de 1° a 11 de agosto, nos coloca diante do tema “Santo Afonso, amante da justiça verdadeira’’. O convite quem nos faz é Deus, para exercitarmos a generosidade, a doação e a caridade, através de Afonso Maria de Ligório, que nos assegura: “A caridade é aquele tesouro infinito que nos faz amigos de Deus”.

Por intermédio de Santo Afonso, que Deus nos ajude a descer do contraditório chão da realidade, no qual estamos inseridos, apesar de nossas dúvidas, mas sensibilizados e numa grande vontade de acordar do sono, diante de vendavais e tempestades da vida. Nada de medo, pensamentos negativos ou naufrágios. O mesmo Deus, descido das estrelas – linguajar de Santo Afonso -, quer mais e mais caminhar conosco e solucionar todos os nossos problemas.

Leva-se em conta a decisão na Assembleia Paroquial do ano em curso, a qual deliberou os trabalhos pastorais de nossa comunidade: de não nos afastarmos do objetivo de conhecer e amar a figura do nosso querido padroeiro, Santo Afonso Maria de Ligório. Tendo por base tal objetivo, elaborou-se o assunto geral da festa e os temas para cada dia, a partir da Ladainha de nosso glorioso padroeiro.

Diante dos temas, temos o desafio de desenvolvê-los, cada dia, na liturgia, durante os festejos, voltando-nos para Santo Afonso Maria de Ligório, no seu elevado espírito eclesial, grande missionário e fiel devoto da Mãe de Deus, indo ao encontro do essencial à vida cristã, certos de que Deus nos criou por amor.

Saibamos, pois, aprender com a simplicidade do nosso padroeiro, que, no testemunho de vida e no seguimento de Jesus de Nazaré, nos ensina que não existem pessoas fracas e fortes espiritualmente, mas, sim, pessoas de oração e as que se afastam da oração; as que rezam e as que não rezam. Assim seja!

*Pároco de Santo Afonso, Blogueiro, Escritor e integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza