Regiões

Paróquia São João Batista, Acarape

Data de criação: 06/01/1943

Criada por:  Dom Antônio de Almeida Lustosa

 

ENDEREÇO           

Rua Maria Joana de Carvalho, 175 – Centro

62785-000 – Acarape-CE

(85) 3373-1387

paroquiajoaobatistaacarape@gmail.com

 

Secretário(a):

Maria Ineide Costa

 

Pároco:

Pe. José Almir Martins Jucá Júnior

 

Histórico:

 

Do Decreto de criação de 6 de janeiro de 1943

Paróquia de Acarape

Valendo-nos dos poderes que nos competem de acordo com o Código do Direito Canônico (cân. 1414) se faz mister de faculdades mais amplas (cân. 1426, 1427, havemos por bem erigir, como de fato erigimos, pelo presente Decreto a Paróquia de S. João Batista de Acarape nesta Arquidiocese. Com o parecer favorável dos Consultores Arquidiocesanos, decretamos que a nova paróquia seja amovível (cân. 54 3).
A Igreja de S. João Batista que se acha edificada na povoação de Acarape, fica elevada á categoria de Igreja Paroquial.
Terá pia batismal e os direitos próprios das igrejas paroquiais. Ouvidos os Revmos. Vigários das paróquias cujos territórios concorreram para a formação do território da Nova Paróquia, determinamos para limites da mesma os seguintes:
Com Redenção, De um ponto situado à dois quilômetros a lesta da ferrovia, situado na linha divisória entre Redenção e Aracoiaba, segue a linha de limites paralelamente a ferrovia, até o Riachão Agu Verde (limite com Pacatuba); para a área da sede paroquial, porem, traça-se, com um ria de 3 quilômetros, uma semi-circunferência tendo por centro ponto de linha paralela, fronteiro ao centro do edifício da Estação ferroviária abrangendo a atual via de Acarape.
Com Pacatuba: Começa no ponto de intercessão da Linha Paralela, com Riachão da Água Verde; por este até a sua foz no Rio Verde; por este abaixo até a sua foz no Rio Pacoti; por este acima até o lugar chamado Genipapo.
Com Guarani: De genipapo’ por uma reta até a Lagôa das Pedras (hoje Itaipaba) ficando esta no territorio de Guarani; daí pela Estrada do Pascoal até a Tourada; daí por uma reta a atual residência Viúva Maria Luiza, daí pela estrada carroçável que passa em Morros, atravessando a região chamada Fiusa, vai até a Residência Raimundo Pereira; daí em linha reta ate a estrada carroçavel Feijão Vazantes na altura de Lagôa Nova; continua pela mesma estrada até Seringueira, daí por uma reta ás Seis Carnaúbas, daí por uma reta até o limite com a Paróquia de Morada Nova passando pela Localidade Vaca Morta no Rio Pirangi;
Com Morada Nova: Pela antiga linha da Serraria Com Aracoiaba: Da foz do Riacho Feijão por uma linha reta até o Morro das Panelas o qual fica para Acarape; dai por uma reta até o Morro da Jurema que continua com Aracoiaba; dai ao ponto mais próximo do Riacho da Jurema; por este abaixo até o Rio Choró; por este abaixo até a foz do Riacho do Susto, daí pelo divisor das águas entre o Riacho do Susto e o Rio Aracoiaba (antigo limite) até o ponto inicial.

 


HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE ACARAPE

 

Compartilhe

Subir


QR Code Business Card