Paróquia Senhor do Bonfim, Monte Castelo

Diáconos:
Secretárias(os):Arlan Rodrigues Cruz

Confissões:

Quintas-feiras e sextas-feiras de 15h às 17h.

Resumo sobre a Paróquia Senhor do Bonfim

A primeira Igreja do bairro fora situada na confluência da rua Sargento Hermínio Sampaio com Rua Benjamin Barroso (à altura do número 922). Vale destacar que, na primeira Capela da futura Paróquia, logo ao entrar, via-se a Cruz do Senhor do Bonfim e, aos seus pés, as imagens de Nossa Senhora das Dores e de Maria Madalena. A Paróquia Senhor do Bonfim foi fundada aos 07 de Janeiro de 1957, através do Decreto n° 117 do então Arcebispo Metropolitano Dom Antonio de Almeida Lustosa.

Em 1995, no paroquiato do Padre José Francisco e atendendo aos seus anseios e à devoção da Comunidade ao Movimento de Schöenstatt , o Grupo Jesus Salvador iniciou um intenso trabalho da comunidade junto ao Poder Público a fim de conseguir a liberação do terreno anexo ao Parque Integração (pertencente à Prefeitura Municipal de Fortaleza), para que ali fosse construída uma Capela e um local destinado às práticas esportivas. No dia 08 de Abril de 2000 foi lançada a Pedra Fundamental da Capela Nossa Senhora Mãe Rainha com a Celebração da Santa Missa, contando com a presença de várias autoridades eclesiásticas.

Vários movimentos contribuíram para alavancar as atividades, como o Terço semanal e a Santa Missa aos sábados. Em 2003, iniciou-se, oficialmente, a construção da Capela e, em maio do ano seguinte, o primeiro Altar e a Bênção do Sacrário por Dom Coutinho. Na Solenidade da Imaculada Conceição, Dom José Antonio presidiu a Celebração Eucarística marcando a conclusão das obras e o início das atividades da nova Capela.

No ano jubilar de 2000, durante reunião com os paroquianos residentes no então denominado Setor 09, Padre José Francisco manifestou seu desejo de construir uma outra Capela nas imediações, ficando deliberada a procura de algum terreno ou prédio onde se pudesse dar inicio à obra. Finalizada a reunião, Padre José Francisco percebeu um terreno situado na esquina das ruas Conrado Cabral e Casimiro Montenegro, sendo proposta sua aquisição ao seu proprietário, sr. Eurides Costa. Diante da devoção de sua falecida esposa à Santa Teresinha, o mesmo optou por doar o terreno para a ereção da Capela. A boa notícia mobilizou a comunidade para a limpeza do terreno e logo iniciou-se movimentos para arrecadação de fundos para a construção.

Em Março de 2001 foi lançada a Pedra Fundamental, por Dom Coutinho, tendo sido iniciadas as Celebrações, aos sábados, às 19 horas, e ponto de apoio após as Missas dos finais de semana. Mesmo sem o prédio erguido, a comunidade se reunia no local para orações, novenas e Missas.

Vale destacar o apoio das Irmãs Josefinas (do Colégio Mater Amabilis), cujo trabalho pastoral está presente em nossa Comunidade desde 1958 e que, desde então, vêm prestando valiosa contribuição para a catequese de Iniciação Cristã e na Liturgia de nossa Paróquia.

A Paróquia Senhor do Bonfim conta, hoje, com pequenas comunidades, distribuídas em condomínios ou ruas, que procuram vivenciar os momentos fortes da Paróquia através das Celebrações Eucarísticas, Leitura da Palavra, devoção ao seu respectivo padroeiro e vivência comunitária.

Atualmente, a Paróquia Senhor do Bonfim possui os seguintes limites geográficos: ao sul, avenida Bezerra de Menezes (Paróquia Nossa Senhora das Dores), ao norte avenida Tenente Lisboa (Paróquia Nossa Senhora das Graças), a oeste avenida José Jatahy (Paróquia São Francisco / Nossa Senhora dos Navegantes) e a leste rua Plácido de Carvalho, continuando na rua Murilo de Morais e finalizando com a rua Estefânia Mendes Mota (Paróquias Nossa Senhora Perpetuo Socorro, Nossa Senhora de Lourdes e São Gerardo).

A área territorial compreende cerca de 0,868Km² e uma população total de cerca de 13.300 mil habitantes (dados do PPA Fortaleza – 2018/2020).

Ao longo de sua caminhada, contou com o empenho dos seguintes pastores:

• Padre Eduardo Barros Leal – 1963 a 1974;
  • Padre Renato Bèvort – 1974 a 1982;
  • Padre Lopes – 1982 a 1994;
  • Padre José Francisco de Sousa – 1994 a 2008;
  • Padre Gilson Marques Soares – 2008 a 2016;
  • Padre Alderi Leite de Araújo – 2017 a 2023;
  • Padre Francisco de Assis Braga dos Santos – 2023 ….

(Texto: Ana Luisa do Valle Pinheiro Bastos)