Regiões

Paróquia São Vicente de Paulo, Dionísio Torres

PÁROCO: Pe. Raimundo Nonato de Oliveira Neto

ENDEREÇO DA IGREJA MATRIZ
Av. Desembargador Moreira, 2211 A

SECRETARIA
Avenida Des. Moreira, 2211 A – Dionisio Torres – 60170-002 – Fortaleza – Ceará
Secretário(a): Erivalda Mendes Vieira
Fone: (85) 3224-6489; 3244-5104; 3261-0633
E-mail: psvp@paroquiasaovicente.com.br
Web site: www.paroquiasaovicente.com.br

DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS

Domingo: 6h30min, 8h30min, 11h30min, 17h30min, 19h30min
Segunda-feira: 6h30min, 17h30min
Terça-feira: 6h30min, 11h30min, 17h30min, 19h
Quarta-feira: 6h30min, 11h30min, 17h30min, 19h
Quinta-feira: 6h30min, 11h30min, 17h30min, 19h
Sexta-feira: 6h30min, 11h30min, 17h30min, 19h
Sábado: 6h30min, 12h, 17h

DECRETO DE CRIAÇÃO

Arquidiocese de Fortaleza, Estado do Ceará

D. José de Medeiros de Delgado

por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

DECRETO Nº 29

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO VICENTE DE PAULO, NA NOVA ALDEOTA

Valendo-nos dos poderes que nos são conferidos pelo Código de Direito Canônico, como consta pelo Cânon 1414 e pelos cânones 1426 e 1427,

DELIBERAMOS ERIGIR, como de fato erigimos pelo presente Decreto, a PARÓQUIA DE SÃO VICENTE DE PAULO, na Nova Aldeota, nesta cidade de Fortaleza.

Com o parecer favorável dos Consultores Arquidiocesanos, determinamos que a nova Paróquia seja de caráter amovível.

A capela da Casa Central da Província das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo funcionará como igreja matriz, com todos os direitos inerentes às demais paróquias, conforme o Direito, até que seja construída a Matriz definitiva.

O território da nova paróquia será constituído por diferentes porções das paróquias limítrofes, porções estas que, pelo presente Decreto, ficam automaticamente desligadas das paróquias de origem.

A Paróquia de São Vicente terá os seguintes limites:
COM A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA PAZ – a linha de limite começa no cruzamento da rua Barão de Studart com a rua Bárbara de Alencar, seguindo por esta até a rua Tibúrcio Cavalcante. Daí, continua, rumo a leste, pela Rua Lemos Valentim ( Vicente Linhares) até a rua Vicente Leite. Segue daí, rumo ao sul pela Rua Vicente Leite – uma quadra – até a Rua Itororó (General Potiguara). Segue por esta rua, rumo a leste até a Rua Monsenhor Catão.

COM A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE DE MUCURIPE – Da rua Itororó, a partir da rua Monsenhor Catão até a estrada de ferro que vai até encontrar a estrada perimetral. Daí segue rumo ao sul a ponte sobre o rio Cocó.

COM A PARÓQUIA DE MESSEJANA – O rio Cocó a partir da ponte sobre a estrada perimetral, atravessando a linha reta, as salinas em direção ao final da Ra Isaac Amaral, no ponto em que ela se encontra com a estrada de ferro que vai ao porto do Mucuripe.

COM A PARÓQUIA DE SÃO JOÃO DO TAUAPE – A rua Isaac Amaral a partir da estrada de ferro que vai ao porto do Mucuripe, rumo a oeste até encontrar a rua Pontes Vieira. Segue por esta. Segue por esta, sempre rumo a oeste até o final da Rua Barão de Studart. Daí segue pela rua Barão de Studart rumo ao norte até a rua Soriano Albuquerque.

COM A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE – A Rua Barão de Studart desde a Rua Soriano Albuquerque, rumo ao norte até a Rua Bárbara de Alencar.

Os fiéis residentes na nova paróquia prestam obediência aos Vigários que forem nomeados para a regerem e os tenham como guias espirituais de suas almas.

São Vicente de Paulo – padroeiro da nova paróquia – seja sempre invocado por todos os paroquianos que providencialmente foram colocados sob sua proteção.

Dado e passado nesta cidade de Fortaleza, na Curia Metropolitana, sob o Sinal e Sêlo de Nossas Armas, aos 25 de março de 1971, festa da Anunciação do Senhor.

+ JOSÉ – Arcebispo  Metropolitano

Pe. Francisco Pinheiro Landim
Sub-Secretário do Arcebispado

Secretaria do Arcebispado – Fortaleza-CE
Reg. Fls. 17 v Livro XL

  • BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA

Desmembrada da Paróquia da Piedade, a Paróquia de São Vicente de Paulo foi criada pelo Arcebispo de Fortaleza Dom José de Medeiros Delgado que sentiu a imperiosa necessidade de atender espiritualmente os habitantes do Bairro Dionísio Torres, que se expandia aceleradamente. No coração do bairro residiam (e ainda residem) as Filhas da Caridade, cuja capela, na Av. Desembargador Moreira, oferecia aos fiéis a oportunidade de participarem das celebrações presididas pelos diretores espirituais das irmãs e, muitas vezes, pelos jesuítas residentes no vizinho Colégio Santo Inácio. Dom Miguel Fenelon Câmara, Bispo Auxiliar, dirigiu-se a Ir. Cals, então Visitadora das Filhas da Caridade, pedindo-lhe a cessão temporária da capela, a fim de que a paróquia recém criada tivesse aí a sua matriz. Dotadas de ilimitada benevolência, as irmãs cederam não somente o templo, mas todo o material litúrgico, vasos sagrados e material de apoio de que a capela dispunha. Em 27 de março de 1971 foi erigida a Paróquia de São Vicente de Paulo e nomeado o primeiro Pároco, na pessoa do Pe. Antônio Souto Ribeiro da Silva. Sucederam-lhe os Párocos: Pe. Francisco Benedito de Albuquerque, Pe. Eduardo Bezerra Fialho e Pe. Mariano Rocha Matos.

Este último, afastado das atividades paroquiais por motivos de saúde, foi substituído primeiramente pelo Pe. Clairton Alexandrino de Oliveira, depois pelo Pe. Raimundo Nonato de Oliveira Neto, em cuja administração os paroquianos viram realizados seu grande sonho: de que sua paróquia tivesse sede própria.

Hoje, nossa Igreja – Matriz, inaugurada (após a reforma) no dia 18 de setembro de 2001, tornou-se referência para toda a cidade de Fortaleza.

  • VIGÁRIOS PAROQUIAIS

• Pe. Neto (Pároco) – 9625.7273
• Pe. Marcos Antônio (Auxiliar) – 8819.4914
• Pe. Fco. Linhares (Auxiliar) – 3224.3654
• Pe. Luis Gonzaga (Auxiliar) – 3272.5385
• Pe. Ponciano (Auxiliar) – 3272.5385

  • PERÍODO DO NOVENÁRIO E FESTA DO PADROEIRO:
    de 18 a 27 de setembro
  • ATENDIMENTO PAROQUIAL

• Confissões: de terça a sexta-feira das 15h30min às 18h30min

•Secretaria Paroquial: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min

• Secretaria das Pastorais: Centro Comunitário – Av. Desembargador Moreira, 2121.
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min – Fone: 3261.0633

 

Compartilhe

Subir


QR Code Business Card