Paróquia São Francisco de Assis, Jacarecanga

Bairro:Jacarecanga
CEP:60010-280
Cidade:Fortaleza-CE
Fixo:(85) 3212-4766 (Santa Edwiges)
(85) 3238-0978 (Secretaria paroquial)
Celular:
Email:[email protected]
Site:
Facebook:https://bit.ly/3uEcbb5
Instagram:https://encurtador.com.br/chGHZ

Horário de Missa na matriz provisória (Nossa Senhora dos Navegantes)

Domingo:6h | 8h | 19h

Secretárias(os):Gerdon Maciel
Maria de Cláudia

Missa na Igreja Santa Edwiges

Quintas-feiras: 8h, 16h e 19h.

Domingo: 9h30min, 11h, 17h30min e 19h.

1ª sexta-feira às 19h.

Confissões:

1h antes e após as missas na Igreja dos Navegantes e Santa Edwiges.

Decreto de Criação

Desvinculada da Paróquia do Patrocínio, a Paróquia de São Francisco de Assis (Jacarecanga) foi instalada oficialmente com a posse, aos 06 de fevereiro de 1944, do Pe. Abelardo Ferreira Lima. Por causa da grande extensão da paróquia ele tinha de se locomover a cavalo, pois sua jurisdição ia até a Barra do Ceará e parte de Antonio Bezerra.

Com a transferência do Pe. Abelardo, assumiu a nova Paróquia Pe. Mauro. Com a nomeação de Mons. Lauro para as funções de Pro-Vigário Geral, é nomeado seu substituto Pe. Antonio Frederico Rodrigues de Andrade. Com a transferência deste para a Paróquia de Anacetaba, veio substituí-lo o Pe. Francisco Hélio Campos, que permaneceu no pastoreio até 1958, quando foram desmembradas da paróquia e constituídas autônomas as capelas Monte Castelo (Senhor do Bonfim), Carlito Pamplona (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) e Pirambu (Nossa Senhora das Graças).

Com a saída do Pe. Hélio foi nomeado seu irmão, Pe. Gerardo Campos que ficou até 15 de fevereiro de 1958 a 01 de julho de 1958. Logo a seguir, assumiu o paroquiato, em caráter interino, Pe. Ivanildo Bastos Pinheiro até a vinda aos 15 de março de 1959, do Pe. Francisco Mirton Bezerra de Lavor, que foi muito ajudado pelos Revmos. Pe Pio Pinho, Pe. Teógenes Gondim capelão da EAM e Pe. Rinaldo Guimarães também cooperador. Vale destacar que a Paróquia de São Francisco, sempre teve como matriz a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, a qual durante vários anos fora assistida pelos Padres Franciscanos da Igreja Nossa Senhora das Dores. É inesquecível a atuação de Frei João Batista. OFM.