Regiões

Paróquia São Benedito, Centro

Endereço:
Av. do Imperador, 1165 – Centro
CEP: 60015-052 – Fortaleza – CE
Fone: (85) 3221-6264; (85) 3231-78928; (85) 9 8541-3053; (85) 9 9658-6638

E.mail: contatos@igrejasaobenedito.com.br

E-mail: jacksonfrota2014@gmail.com

Pároco: Antônio Jackson Alcântara Frota, SSS
E-mail: jacksonfrota2014@gmail.com
E-mail: contatos@igrejasaobenedito.com.br
site: www.igrejasaobenedito.com.br
DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS

Domingo: 7h, 18h
Segunda-feira: 18hn
Terça-feira: 18h
Quarta-feira: 18h
Quinta-feira: 18h
Sexta-feira: 18h
Sábado: 18h

DECRETO DE CRIAÇÃO

DECRETO Nº 20
Criação da Paróquia de São Benedito

Em virtude dos poderes que nos são conferidos pelo Código do Direito Canônico,  como se vê pelo cânon 1.414 e também pelos cânones, 1.426 e 1.427, erigimos, pelo presente Decreto, a Paróquia de SÃO BENEDITO, no território infra descrito.

Com o parecer favorável dos Consultores Arquidiocesanos determinamos que a nova Paróquia seja de caráter amovível ( can. 454, § 3 ).

O Santuário da Adoração Perpétua fica elevado à categoria de igreja paroquial, com todos os direitos que lhe são próprios. Terá, portanto pia Batismal e o mais que lhe compete.

O Orago da nova paróquia é SÃO BENEDITO, titular da antiga igreja que se transformou no Santuário da Adoração Perpétua.

O Território da paróquia é constituído por partes desmembradas das Paróquias do Carmo, Sé, Patrocínio, e Otávio Bonfim, ficando, assim, constituídos seus limites:

Ao Norte – pela Rua Pedro Pereira – com as Paróquias do PATROCÍNIO e Sé.

Ao Sul  – pelas Ruas Antônio Pompeu, Domingos Olímpio e Luis Miranda – com a Paróquia do CARMO.

A Leste – pelas Ruas General Sampaio e 24 de maio – com a Paróquia do CARMO.

A Oeste – pela Avenida Tristão Gonçalves e Rua Teresa Cristina, com a Paróquia de Otávio Bonfim.

A nova Paróquia fará parte da Vigararia Forânea CENTRO.

Todos os fiéis que residirem no território supra indicado prestem obediência ao novo Vigário, auxiliem-no em tudo, a fim de lhe prestarem todo o apoio e colaboração na organização da nova Paróquia, do seu Conselho Paroquial e no seu desenvolvimento espiritual.

Dado e passado em nossa Cúria Arquiepiscopal, nesta cidade de Fortaleza, aos 2 de junho de 1968 – Festa de Pentecostes.

+ DOM JOSÉ DE MEDEITOS DELGADO, Arc. Metropolitano

Mons. André V. Carmurça
Secretário do Arcebispo

VIGÁRIOS PAROQUIAIS

Pe. Jesus Mateus de Oliveira, SSS
Pe. Antonio Geraldo Alves, SSS

 

BREVE RELATO HISTORICO

Padre João Heumen, sacerdote da Congregação do Santíssimo Sacramento, chegou à Fortaleza com a sublime missão de “preparar os caminhos do Senhor” para a grande Obra Eucarística a ser fundada em terra cearense, o Santuário de Adoração Perpétua. Padre João conta com a ajuda do Padre Koning e Padre José Shyvers, além de todo o apoio de nossa população católica.

Em 3 de Agosto de 1938, foi erigido mais um Trono de Adoração Perpétua na Capela de São Benedito, à Avenida Imperador (onde hoje se localiza o Centro de Pastoral Edite Martins Pinto) tendo sido entregue à direção dos Reverendíssimos Religiosos Sacramentinos a Exposição do Santíssimo Sacramento.

Dom Manuel da Silva Gomes, na época Arcebispo de Fortaleza, foi quem conclamou os fiéis para o exército do Rei Eucarístico contando com a ajuda de Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha, vigário da Catedral, para arregimentar adoradores.

Em 14 de Julho de 1968, aconteceu a instalação da Paróquia São Benedito que teve como primeiro vigário Padre Pedro Hansen, SSS. A Igreja foi elevada à categoria de Paróquia pelo decreto número 20, assinado por Dom José de Medeiros Delgado aos 02 de Junho de 1 968.

O Santuário de São Benedito foi inaugurado em 3 de agosto de 1938, pelo Arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes. Em 1968 o Santuário ganhou status de Paróquia, por meio de Decreto assinado por Dom. José de Medeiros Salgado e tendo como 1º vigário o Padre Pedro Hansen.

Em 1972, Padre André Van Der Staak sucedeu o Pe. Pedro, estabelecendo a divisão do perímetro da paróquia por quadras, com responsáveis para visitas às casas. Dentre outras ações, Pe. André iniciou ainda o jornal da Paróquia e o trabalho social na Vila da Condessa.

Dando continuidade aos movimentos criados por seus antecessores, Pe. Renato Bivort assumiu a Paróquia em 1982.

 


Compartilhe

Subir


QR Code Business Card