Regiões

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Benfica, Fortaleza, CE

Endereço da Igreja Matriz
Avenida da Universidade, 2974

Secretaria
Avenida da Universidade, 2974 – Benfica
60020-181 – Fortaleza – Ceará
Secretário(a): Jânio José da Silva Pereira
Fone: (85) 3223-5644
Web site: www.paroquiadosremedios.org.br

noticiainossasenhoradosremedios.com.br

 

Pároco:

Pe. Francisco Sérgio de Oliveira, CM

 

Secretaria Paroquial – horário de atendimento
De segunda a sábado: das 8h às 11h30; 14h às 17h30.
Secretária: Maria Sirlene de Freitas

Observação: a secretaria não funciona nas tardes de quarta-feira e de sábado.

 

 

Decreto de Criação

A igreja de Nossa Senhora dos Remédios é muito antiga. A primeira pedra foi lançada no dia 08 de dezembro de 1878. Era uma iniciativa do casal João do Amaral e Maria Correia do Amaral. Por falta de recursos, os trabalhos arrastaram-se durante 32 anos e somente em agosto de 1910 a igreja foi inaugurada. No ano de 1927 os padres Lazaristas ficaram encarregados de tomar conta da nova Capela, então pertencente à paróquia de Nossa Senhora do Carmo.

Finalmente, aos 19 de julho de 1934, Dom Manuel da Silva Gomes resolveu criar a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios confiando-a aos cuidados pastorais da Congregação da Missão (Lazaristas). A Capela de N. Sª dos Remédios foi elevada “à dignidade de matriz”, sendo o seu primeiro vigário Padre Guilherme Vaessen C.M.

Com a ajuda de familiares dos padres no exterior, dos paroquianos e principalmente da família Gentil, a igreja foi ampliada e reformada várias vezes no decorrer dos anos. Os padres Lazaristas esforçaram-se bastante para que os leigos participassem dos movimentos da paróquia e sempre houve grande preocupação com as camadas mais pobres dos paroquianos. Assim foram fundadas pelos padres Guilherme e João Vaessen a “Casa da Mãe Solteira” e a escola “Padre João Vaessen” para crianças pobres. Em 1963 foi fundado o “Instituto Social Nossa Senhora dos Remédios (ISPRE)”, entidade de fins filantrópicos, que pretende engajar leigos em atividades pastorais e sociais.

Entre 1940 a 1960 houve, em várias áreas da paróquia, a construção das Capelas de N. Sª de Nazaré (Montese), N. Sª de Salete (Bela Vista), São Raimundo ( Rodolfo Teófilo) e São José Operário (Parque Araxá). As três primeiras capelas foram transformadas em “igrejas matrizes” e são agora centros de paróquias independentes; a capela de “São José Operário” continua fazendo parte da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. A Capela de São José Operário, situada no Parque Araxá, à Rua Pedro Sampaio 300, está sendo utilizada, hoje, como salão paroquial. As missas estão sendo celebradas na Capela, com o mesmo nome, localizada também no Parque Araxá, mas à rua Prof. João Bosco S.N. O prédio oferece mais espaço e mais conforto e pertence, juridicamente, ao Instituto São José.

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

Vigário Paroquial

Pe. Hermano (Hendrikus G.) Mestrom, CM

Limites da Paróquia
NORTE: Avenida Jovita Feitosa e Rua Padre Guerra
SUL: Avenida Luciano Carneiro e Rua Assunção
LESTE: Rua Instituto do Ceará e Rua Silva Jardim
OESTE: Av. Eduardo Girão e Rua Tiradentes

A população da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios é de, aproximadamente, 15 a 25 mil habitantes.

Comunidade e Capela
Capela de São José Operário
Rua Professor João Bosco S/N,
Parque Araxá – Fortaleza – CE
(85) 3223-6391

 

 HISTÓRICO

HISTÓRICO DA PARÓQUIA N SRA DOS REMÉDIOS

Compartilhe

Subir


QR Code Business Card