Paróquia Cristo Rei, Aldeota

Diáconos:
Secretárias(os):Daniela Nóbrega

FOTOS DA PARÓQUIA

Paróquia de Cristo Rei – “Uma Paróquia Jesuíta a Serviço da Comunidade”.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Conselho Pastoral
O Conselho Pastoral e Paroquial acompanha econômica e administrativamente as atividades da Paroquia. Há a indicação de 1 (um) titular e 1(um) suplente para participar do Conselho Pastoral Paroquial. O Conselho reúne-se, mensalmente.

Principais eventos religiosos
Além das celebrações à Cristo Rei no mês de novembro, homenageia-se também, Nossa Senhora com celebrações durante o mês de maio, mês de Maria..

Estrutura Administrativa da Paróquia
– Conselho Pastoral e Paroquial
– Secretaria Paroquial

Serviços, Associações, Movimentos, Grupos e Pastorais}
– Devoção Mariana
– Associação de Mães Cristãs e Filhas de Maria, Legionária de Maria (com 5 presidium, 1 grupo juvenil e 1 cúria), e Devoção das Mil Ave-Marias.
– Apostolado da Oração, Grupo de Oração Cristo Rei, Grupo de Oração
– Pequenino Rebanho, Grupo de Jovem Filhos do Rei e Grupo Família.
–  Catequese
– Primeira Eucaristia, Infância Missionária, preparação para o Crisma, grupos de jovens.

Círculos Bíblicos
– Em número de quatro (6), sendo três (4) em residências de paroquianos, funcionando a noite; e (2) na própria sede da Paróquia, funcionando à tarde.

– Pastoral do Idoso e Solidariedade,
– Pastoral do Dízimo
– Pastoral do Batismo,
– Pastoral dos Noivos,
– Catequese,
– Comunicação,
– Crisma,
– Pastoral da Escuta,
– Pastoral da Juventude,
– Pastoral do Turismo Religioso,
– Pastoral Litúrgica,
– Pastoral Missionária,
– Pastoral Vocacional.

– Encontro de Casais em Cristo (ECC),
– Coordenação de Missa com Criança,
– Coordenação de Vendas,
– Coordenação de Campanhas,
– Grupos de casais de Segunda União,
– Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão.

Comunidades
– Imãs Missionárias,
– Comunidade Lumem,
– Comunidade Grão de Trigo,
– Comunidade Irmãs Josefinas.

Casa de Retiro
– Casa de Retiro Vila Loyola (Iguape)
Fone de Contato: 3253-4808 (secretaria)

– Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão,
– Movimento Serra,
– Liturgia,
– S.O.S  Aconselhamento.

Primeiros Passos

A pedra fundamental da construção da Igreja de Cristo Rei foi abençoada e sentada depois de uma missa campal, na Festa da Ascensão, no dia 17 de maio de 1928. Na ausência de Dom Manuel, bispo da época, foi Monsenhor Tabosa Braga quem presidiu as cerimônias. A construção da Igreja foi administrada por Ildefonso Araújo até 15 de março de 1929. Os gastos de 301 contos de réis estouraram o orçamento feito pela Construtora Odebrecht. Nesta mesma data, Dom Manuel resolveu entregar a Igreja aos Padres Jesuítas com a condição de que eles a concluíssem. O Pe. Paulino Vieilledent, jesuíta, assumiu a sua administração. Pe. Paulino enfrentou logo de início um dilema: não dispunha de verba suficiente para terminar a obra e tinha que optar por completar a torre ou construir as portas e as janelas restantes.

Como os jesuítas estavam querendo abrir a Igreja para o culto público no dia 29 de maio de 1930, na Festa da Ascensão, dois anos depois do lançamento da pedra fundamental, Pe. Paulino decidiu deixar a torre inacabada e sentar as portas e janelas que ainda faltavam. Até 1938, os padres Jesuítas lutaram para terminar o acabamento interno da igreja. A torre, porém, até hoje ficou inacabada. Assim a Festa da Inauguração foi realizada na data prevista, mesmo com um altar provisório, com a presença de Monsenhor Tabosa Braga como pregador.

As atividades dos jesuítas portugueses naturalmente chamaram a atenção da colônia lusa em Fortaleza. Atraídos à Igreja de Cristo Rei por causa dos padres, a colônia portuguesa decidiu doar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e um altar para recebê-la. No dia 17 de maio de 1931, a colônia portuguesa promoveu uma procissão saindo da Igreja do Rosário até à de Cristo Rei em honra de Nossa Senhora de Fátima para inaugurar seu altar.

Os padres jesuítas continuaram a receber ajuda para terminar e embelezar a Igreja. O Sr. Eduardo de Castro Bezerra doou dois contos de réis para a compra da imagem de Cristo Rei. Confeccionada em Paris, a imagem de Cristo Rei foi colocada no altar principal para levar os fiéis a pensar em Cristo governando seu povo no reino da justiça e de paz, teologia pastoral tão querida do Papa Pio XI. A doação do Sr. Eduardo serve de exemplo para nós que também devemos colaborar com a preservação do nosso Templo.