Paróquia São Gonçalo do Amarante, Centro, São Gonçalo do Amarante

Diáconos:Diácono permanente Francisco Carlos Rodrigues Ramos
Secretárias(os):Camille Rodrigues Gomes

Confissões:

Quartas-feiras e quintas-feiras de 8h30min às 11h30min, na secretaria paroquial.

Histórico:

Criação: 22/07/1940, por Dom Manuel da Silva Gomes.

São Gonçalo  – Paróquia

Com os seguintes limites: ao norte o oceano atlântico, ao sul os limites que eram de Soure com Maranguape até o rio Umari; daí em diante, com Pentecoste e Arraial pela estrada de rodagem até o riacho das Melancias.
A leste, com a freguesia de Soure,pelo rio Cauipe desde sua nascente, no lugar Surucurú, até São José, e daí em diante, pela estrada carroçavel até o Maceió do Pecém.
A oeste, pelo riacho das Melancias até o rio Curú, descendo pelo mesmo até a praia.

Decreto da criação da Paróquia de S. Gonçalo – 22-07-1940

Resolvemos crear a nova freguezia de São Gonçalo. elevando a capela do mesmo nome á dignidade de Matriz, com os seguintes limites: Ao Norte – o oceano Atlantico. Ao Sul – Os limites que eram de Soure com Maranguape até o rio Umari; daí em diante com Pentecostes e Arraial, pela estrada de rodagem até o riacho das Melancias.
A Leste – com a Freguezia de Soure, pelo rio Cauipe desde sua nascente, no lugar Surucucú até o São José; e daí em diante pela estrada carroçavel até o maceió do Pecem.
A Oeste – pelo riacho das Melancias até o rio Curú, descendo pelo mesmo até a praia.
Linhas de limites: Com a paroquia de Soure, pelo rio Cauipe, desde sua nascente, no logar Surucucú até São josé, e daí em diante, pela estrada carroçavel ate a maceió do Pecém. Com a paroquia de Cruz dO Lagêdo partindo do lugar Surucucú rumo certo do poente, até Aguas e daí até a Fazenda Extremas. Com Pentecostes a partir da fazenda Estremas, pelo rio Umari, até encontrar a rodagem de Fortaleza a Sobral, descendo pela mesma estada até o riacho das Melancias e pelo mesmo riacho até o rio Curú. Com Arraial e Pentecostes, digo, trairí seguindo por este rio até a sua foz, com escução do trecho que vai do Corrego do Lopes até a Fazenda do Curral Grande, por esse trecho a saída de terra denominada: Legua da Ribeiro’ da margem direita ficou incorporada á Paroquia de Trairí. Essa faisca marginal que fica á direita do; mede uma légua de largura; e vai do Corrego do Lopes a Fazenda Curral Grande e abrange a Capela do Poço Doce e o Oratório de Araçais.