Regiões

Paróquia São Pio X, Panamericano

Endereço: Trav. Acre, 75
Bairro:  Panamericano – CEP 60440-780
Telefones: (85) 3482-4198; (85) 3482-3618
Email: paroquiasaopiox@ig.com.br

 

Pároco:

Pe. Antônio Carlos Nascimento

(nomeado dia 27/12/2016, por dom José Antonio Aparecido Tosi Marques)

 

 

Secretárias: 

Maria Alzira Mendes de Oliveira e Silvana Lopes de Oliveira

 

 

Conselho Econômico:

Provisão dos membros do Conselho Econômico – Paróquia São Pio X – Pan-Americano – alteração 16 06 10, por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques

 

Histórico:

 

2/2/1971 – Dom José de Medeiros Delgado

Arquidiocese de Fortaleza, Estado do Ceará
D. José de Medeiros de Delgado
por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

DECRETO Nº 27
Criação da Paróquia de S. Pio X
do Pan-Americano

Valendo-nos dos poderes que nos são conferidos pelo Código de Direito Canônico, como consta pelo Cânon 1414 e pelos cânones 1426 e 1427, deliberamos erigir, como de fato erigimos pelo presente Decreto, a Paróquia de São Pio X, no bairro Pan-Americano, desta cidade de Fortaleza.
Com o parecer favorável dos Consultores Arquidiocesanos, determinamos que a nova Paróquia seja de caráter amovível.
A igreja de São Pio X fica elevada à categoria de Igreja Paroquial, com todos os direitos próprios das igrejas paróquias.
O território da nova paróquia será constituído por diferentes porções desmembradas das paróquias limítrofes, porções estas que, pelo presente Decreto, ficam automaticamente desligadas das paróquias de origem.
A Paróquia de São Pio X terá os seguintes limites:
Com A Paróquia de Salete – Começa com a linha de limite no cruzamento da Avenida Capistrano de Abreu com a rua Miguel Gonçalves; segue por esta até a Rua Papi Júnior; por esta, uma quadra, até o local onde está previsto o futuro cruzamento da Rua dos Estados. Daí segue em linha reta pelo projeto da rua dos Estados – atravessando uma vársea – até encontrar esta rua propriamente dita; por ela, até a Rua Paraná.
Com a Paróquia de São Raimundo – Da rua Paraná, a partir da rua dos Estados, até a rua Amazonas (uma quadra); pela rua Amazonas até a rua do Espírito Santo e por esta em direção ao oeste até a rua Piauí; por esta (uma quadra) até o canto da Cêrca do terreno da Base do Pici.
Com a Paróquia de Henrique Jorge – Da cêrca do terreno da Base do Pici, a partir da rua Piaui, em direção ao sul até a rua Carneiro Mendonça.
Com a Paróquia de Parangaba – Pela rua Carneiro Mendonça, a partir do canto da cêrca do terreno da Base do Pici e final da rua Lineu de Paula Machado, em direção a lesta até a Avenida Capistrano de Abreu. Daí, em direção ao norte até a rua Elvira Pinho.
Com a Paróquia de Aparecida – Pela Avenida Capistrano de Abreu, da rua Elvira Pinho, até a rua Miguel Gonçalves.
Os fiéis residentes na nova paróquia prestam obediência aos Vigários que forem nomeados para a regerem e os tenham como guias espirituais de suas almas. Auxiliem-nos em todos os trabalhos que empreenderem para maior glória de Deus.
O titular da Paróquia – São Pio X – seja sempre invocado por todos os paroquianos que providencialmente foram colocados sob sua proteção do ínclito Padroeiro.
Dado e passado nesta cidade de Fortaleza, na Cúria Metropolitana, sob o sinal e sêlo de Nossas Armas, aos 02 de fevereiro de 1971, festa da Apresentação do Senhor.

+  JOSÉ – Arc. Metropolitano

Pe. Francisco Pinheiro Landim
Sub-Secretário do Arcebispado

Secretaria do Arcebispado – Fortaleza-CE
Reg. Fls. 17 Livro XL

Compartilhe

Subir


QR Code Business Card