Região Sertão São Francisco das Chagas realiza Romaria da Seca e abertura da Porta Santa, em Canindé

Santuário de São Francisco das Chagas celebra Porta Santa e Romaria da Seca neste domingo, dia 20 de dezembro

O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé-CE, se prepara para a abertura da Porta Santa, neste dia 20 de dezembro (domingo). A canindécerimônia acontecerá às 9h e será presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. A celebração faz parte da vivência do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e, de forma especial, em Canindé, marcará o encerramento da Romaria da Seca, fazendo memória aos 100 anos de seca no Ceará.

Na ocasião, a fraternidade franciscana concelebrará a Santa Missa, juntamente com o Frei Marconi Lins de Araújo, OFM, reitor do Santuário de São Francisco das Chagas. Para a cidade de Canindé, a abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia, o qual teve início no último dia 08 de dezembro deste ano, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Francisco.

Programação da Abertura da Porta Santa na Basílica, no dia 20 de dezembro:

8h – Chegada da Romaria da Seca, com acolhida na Igreja de Nossa Senhora das Dores, presença do arcebispo Dom José Antônio, e em seguida início do Rito da Solenidade da Porta Santa, com procissão para a Basílica de São Francisco.

9h – Solene Abertura da Porta Santa da Basílica e Santa Missa.

Saiba mais…

A pedido do Pontífice, igrejas particulares e santuários foram convidados a abrirem, neste tempo do Advento, a própria Porta da Misericórdia em comunhão com a Igreja de Roma. Conforme o próprio Papa Francisco declarou no “Misericordiae Vultus”, Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, “será então uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança”, destacou o Santo Padre.

Durante todo este Ano Santo da Misericórdia, o Santuário de São Francisco das Chagas vivenciará, à luz da Palavra do Senhor, o lema do Jubileu extraído do Evangelho de Lucas (6,36): “Misericordes sicut Pater”, “Misericordiosos como o Pai”, com concessões de indulgências plenárias.

Romaria da Seca

Sob o tema “Tenho sede”, a Romaria da Seca pretende reunir grande número de pessoas em uma caminhada entre as cidades de Caridade e Canindé, no sertão-central do Estado do Ceará. A concentração da Romaria acontecerá no dia 19 de dezembro, às 20h, com acolhida e momento de louvor e oração. Às 3h horas da manhã, romeiros de todos os lugares da Arquidiocese e de outras Dioceses iniciarão o percurso de 19 km, saindo da Matriz de Santo Antônio, em Caridade, até o Santuário de São Francisco das Chagas, no município de Canindé.

A Romaria da Seca tem o objetivo de fazer memória ao centenário da grave seca que atingiu o estado cearense no ano de 1915, como também visa chamar a atenção dos órgãos governamentais para a realidade em que vive as famílias do sertão cearense por conta da falta de acesso à água, segundo afirma o Vigário Episcopal da Região, Padre Dimas Gonçalves. A seca de 1915 foi uma das mais terríveis que já se espalhou pela região nordestina.romaria-da-seca

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário (www.santuariodecaninde.com). Texto: Por Ingrid Monteiro – Jornalista (Amex)