Região Sagrada Família celebra o Dia do Catequista 2016

À luz do tema: “Catequista: discípulo-missionário da misericórdia do Pai” e do lema: “Como poderia compreender se ninguém me orienta?” (cf. At. 8,31), a Região Episcopal Metropolitana Sagrada Família celebrará no próximo domingo (28/08) a vocação laical, junto a muitos leigos que vivem em suas comunidades vivendo sua vocação específica na atuação como CATEQUISTAS. Será um dia festivo e de ação de graças com programação, a seguir:

06h30min – Chegada dos transportes (ônibus, vans etc) com os catequistas – Praça da Matriz de Maranguape

07h – Missa concelebrada (padres das paróquias) com todos os catequistas na Matriz de N. Sra. da Penha em Maranguape.CARTAZ-DIA-DO-CATEQUISTA

08h30min – Café da manhã no salão paroquial (ao lado da Igreja Matriz)

09h20min – Caminhada da Praça da Matriz até a Casa de Retiro Sagrada Família (Pirapora) com animação.

09h50min – Chegada à Casa de Retiro com uma reflexão sobre o tema e o dia do (a) catequista.

10h30min – Tempo livre para banho de piscina natural, trilhas ecológicas, conversas, músicas etc.

12h – Bênção e almoço de confraternização

14h – Encontro para informes, agradecimentos, apresentação das paróquias, entrega dos símbolos e alguns sorteios.

14h45min – Bênção de Envio.

15h – Encerramento e retorno dos catequistas para as paróquias de origem.

Com o retorno às paróquias, é sugerido a cada coordenação paroquial de catequese para que preparem e vejam como dar destaque e participação dos catequistas na missa ou celebração da palavra do final da tarde ou à noite na Igreja Matriz ou na Capela da comunidade. Para esse momento, foi produzido a pedido da comissão da CNBB um material pelo padre Rodrigo Ferreira da Costa, SDN que atua em Alta Floresta, na diocese de Sinop (MT) e outro a pedido da coordenação do Regional ao Pe. Justino, professor da ESPAC (Escola de Pastoral Catequética) da Arquidiocese. Os referidos materiais são roteiros de celebração fundamentada “de modo muito especial no Ano Santo da Misericórdia”, e que traz uma reflexão sobre as obras de misericórdia espirituais e corporais e outros aspectos do ano. Estes subsídios foram enviados para os e-mails das treze Paróquias e Área Pastoral que formam a referida Região com o intuito de ajudar “a rezar, a pedir a Deus que agracie com o dom de viver cada dia o perdão, o amor, a paz os relacionamentos pessoais, familiares e, de modo muito particular a missão como catequistas”.

A casa de Retiro Sagrada Família fica localizada no seguinte endereço: Estrada da Pirapora – Beco Orange, 100 – Pirapora – Maranguape – CE. Contatos: (85) 3341.3251 – fixo / 98719.7202 – Oi / 99946.6571 – Tim (WhatsApp).

Glaubércio Valentim – Animador da 2ª Urgência e Membro da Coordenação de Catequese da Região

• Documentos anexos

Celebração Dia do Catequista R NE 1