Quadro “Brasil na missão continental”, do Vatican News, fala das marcas do povo amazônico | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Quadro “Brasil na missão continental”, do Vatican News, fala das marcas do povo amazônico


 23/01/2019
Amazônia

Quadro “Brasil na missão continental”, do Vatican News, fala das marcas do povo amazônico

Na última edição do quadro “Brasil na missão continental”, publicada em formato de podcast no portal do Vatican News fala o monsenhor Nereudo Freire Henirque, o ecônomo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fala sobre a solidariedade que, segundo ele, é um traço marcante dos povos da Amazônia.

O foco da sua fala é o esforço econômico realizado para manter o processo missionário de presença da Igreja junto a estes povos neste grande bioma. Segundo monsenhor Nereudo a missão nesta região do país tem a necessidade grandes deslocamentos, recursos técnicos e suportes financeiros. “Para tudo isto, é necessário que haja financiamento”, disse.

O povo da Amazônia é um povo empobrecido, mas ricos em vida e que partilham os frutos da terra. A partilha, a solidariedade e a ajuda são traços marcantes dos povos da Floresta. Na avaliação do monsenhor Nereu isto se caracteriza como uma forma de economia de trocas baseada na solidariedade.

Monsenhor Nereudo, que também coordenador da parte econômico-financeira da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) – e atua, portanto, também no âmbito das atividades da Igreja no contexto da Amazônia falou das dificuldades enfrentadas para o trabalho missionário da Igreja nesta região. “Para visitar algumas comunidades, passa-se de um a dois dias numa barca. Ás vezes só se desloca de avião”, disse.

Para este trabalho, monsenhor Nereu falou também da solidariedade da Igreja, por meio do projeto Igrejas Irmãs, que tem garantido que a evangelização se fortaleça cada vez mais e a Igreja consiga chegar cada vez mais longe.

Ouça aqui o podcast: https://www.vaticannews.va

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

“Levante a voz pela Amazônia”, pede CNBB em nota

TUDO ESTÁ INTERLIGADO: Canção inspirada na encíclica Laudato Si do papa Francisco

Primeira Missa com Universitários/as na Paróquia dos Remédios será presidida por Dom Júlio César

CNBB – Balanço da reunião do Conselho Episcopal Pastoral

“Quadro social no Brasil é grave”, afirma analista político aos participantes do Consep


QR Code Business Card