Presbíteros lotam Catedral para a renovação das Promessas Sacerdotais

A Quinta-feira Santa  em Fortaleza foi marcada pela tradicional Celebração dos Santos Óleos  e da Unidade na Catedral Metropolitana.   Esta ‘Missa celebra-se a Unidade da Igreja, onde o Bispo reúne o seu presbitério, o corpo diaconal, os religiosos e as religiosas e os demais fiéis leigos e leigas, na Igreja Catedral de sua Diocese. Esta celebração quer ser sinal da comunhão diocesana. É neste dia que os padres renovam suas promessas sacerdotais e o povo se compromete a rezar pelo seu Bispo.’

Para demonstrar mais claramente o aspecto da unidade e da comunhão da Igreja, “celebre-se uma única Missa, considerada a sua importância na vida da diocese, e a celebração seja na Igreja Catedral ou, por razões pastorais, noutra igreja especialmente mais insigne”, diz a Carta Circular sobre a preparação e celebração das festas pascais da Congregação para o Culto Divino.

Com a Catedral lotada, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, presidiu a celebração que foi concelebrada por  aproximadamente 400 presbíteros, além dos três bispos auxiliares:  Rosalvo Cordeiro, Valdemir Andrade e Júlio César de Jesus; três bispos eméritos: Dom Adalberto da Silva, Dom Edmilson da Criz e Dom Aldo Pagotto;  dois Vigários Gerais : Padre João Jorge Corrêa Filho e Padre Virgínio Asêncio; nove Vigários Episcopais: Pe. Antônio Carlos Tamboril Moreira – Região Episcopal Metropolitana Bom Jesus dos Aflitos, Frei Jesús María López Mauleón, OAR – Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, Pe. Arildo da Silva Castro – Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, Pe. Flávio Silva Soares  – Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Pe. João Batista Aires Silva – Região Episcopal Metropolitana Sagrada Família, Pe. Francisco Bezerra do Carmo – Região Episcopal Metropolitana São José, Frei Marconi Lins de Araújo, OFM – Região Episcopal Sertão São Francisco das Chagas,  Pe. Francisco Daniel de Freitas Muniz – Região Episcopal Praia São Pedro e São Paulo e  Pe. Marcílio Jerônimo Pereira – Região Episcopal Serra Nossa Senhora da Palma. No altar, ainda estavam o Monsenhor  Philip Fouad Louka, da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, Rito Melquita e Monsenhor Evaldo Carvalho dos Santos, nomeado Bispo de Viana, Maranhão.

Em comunhão eclesial estavam todos os diáconos permanentes e transitórios e os todos os Seminaristas da Teologia, Filosofia e Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza.

“Fomos ungidos pelo Espírito para sermos testemunhas de Jesus. Somos o remédio de Deus na vida das pessoas já tão feridas pelo pecado no mundo “ foram palavras do Presidente da Celebração em sua homília à assembleia.

Após a homilia seguiu-se o rito da Renovação das Promessas Sacerdotais.

Conhecendo o Clero de Fortaleza

Bispos atuantes: 4 – Dom José Antonio Tosi, Dom Rosalvo Cordeiro, Dom Valdemir Andrade e Dom Júlio César de Jesus;

Bispos eméritos residentes na Arquidiocese: 6 – Dom Adalberto Silva, Dom Edmilson da Cruz, Dom Aldo Pagotto, Dom Geraldo Nascimento, Dom Martinho Lammers e Dom José Harig;

Padres Diocesanos: 237

Padres Religiosos: 195