Presbitério

Pe. Hermano (Hendrikus G.) Mestrom, CM

Falecido em 19/01/2017

Votos Temporários: 22/9/1949

Votos perpétuos:
Ordenação Diaconal:
Ordenação Sacerdotal: 7/22/1956

Provisão e outras atividades:
Vigário Paroquial de Nossa Senhora dos Remédios

Histórico Pastoral:
– Nascimento: 10 de março de 1930 em Gileem na Holanda;
– Batizado a 11 de março de 1930.
– Filiação: Peter Jacobus Mestrom e Amaria Cornelia Van Montfert.
– Ordenação Sacerdotal: 22/07/1956 em Pannigen na Holanda, pelo Bispo Mgr. G. Lemmens.
– Congregação da Missão (Lazarista) – CM.
– Veio para o Brasil em setembro de 1956. Veio para o Ceará, em 1957.

Os seus superiores mandaram-no a Limoeiro do Norte para reforçar a equipe de padres que dirigia, na época, o Seminário diocesano “Cura d’Ars’. Ficou também encarregado da pastoral no distrito de São Raimundo, onde existe uma capela, pertence Paróquia de Limoeiro.
– 1968 – Professor de Inglês em Limoeiro do Norte.
– 1963 – foi transferido para Fortaleza com a missão de concluir a construção da Escola Apostólica “São Vicente de Paulo” em Antônio Bezerra, iniciada pelo Pe. Josefino Cabral; exerceu também a função de ecônomo e professor na referida escola. Foi-lhe confiada ainda a pastoral no bairro de Padre Andrade, hoje paróquia de São  Pedro e São Paulo.
– Em   dezembro  de   1967,   foi   nomeado  Vigário de Quixeramobim.
Numa tentativa de melhorar a situação econômica dos agricultores, os métodos de trabalhar e a comercialização produtos, agrícolas, fundou uma espécie de mini-cooperativa.
Numa época em que não se falava ainda em “Comunidade de base”, criou os chamados “conselhos das capelas”, pequenas comunidades que visam o engajamento religioso e social dos  membros na sociedade. Muito ouvido em todo o sertão central, foi o programa radiofônico “a Voz da Paróquia de Quixeramobim”, mantido no ar pelo Pe. Hermano por mais de dez anos.
Publicou ainda, até o mês de sua saída da paróquia, o jornal paroquial “O Sinal”. Durante o seu Vicariato foram construídas na paróquia de Quixeramobim, mais cinco capelas, um abrigo para os velhos e doentes abandonados e foram restauradas a antiga igreja de N. Sra. do Rosário e a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída em 1732, cujo teto estava para ruir. Zelou muito pelo patrimônio da paróquia, construindo casas e transformando o patronato Nossa Senhora de Fátima, no Centro Social Paroquial.
Foi nomeado pároco da paróquia de N. Sra. dos Remédios, por D. Aloísio Lorscheider, no dia 13 de janeiro de 1980.
Mandou construir, com a ajuda de paroquianos e familiares, uma nova igreja no bairro “Granja Paraíso” (Parque Araxá) e uma pequena residência para as Irmãs que trabalham na pastoral. A nova eu igreja  foi inaugurada solenemente no dia 1° de maio de 1981.

– 13/01/1980 a 25/12/2007 Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Benfica, em Fortaleza, CE.

 

Compartilhe

Subir


QR Code Business Card