Dom Adalberto Paulo da Silva, OFMCap

Dom Frei Adalberto Paulo da Silva, OFMCap (Sambaíba, MA, 25 de janeiro de 1929) é um bispo católico brasileiro. Exerceu o cargo de bispo auxiliar de Fortaleza de 1995 até 2004, quando renunciou. Hoje bispo auxiliar emérito de Fortaleza-CE.

Entrou para o seminário dos franciscanos capuchinhos em 1950. Foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1956 em Carolina (Maranhão). Em 1975 foi sacramentado, por dom Aloísio Lorscheider, para exercer o ministério episcopal na Diocese de Viana no Maranhão, cargo que ocupou por 20 anos.

Depois foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza em 03 de abril de 1995, cargo que renunciou em 24 de março de 2004, por ter chegado aos 75 anos.

Publicou o opúsculo Alma Franciscana. Seu lema era: Veni Ministrare! (“Vim para servir”)

3º bispo da Diocese de Viana

Adalberto Paulo da Silva, OFM Cap, maranhense de Sambaíba – MA, chegou em Viana na tarde de 02 de agosto de 1975. Recebeu a ordenação episcopal na Catedral de Viana, no dia 03 de agosto de 1975, às 9h, das mãos de Dom Carmine Rocco, então Núncio Apostólico no Brasil, sendo concelebrantes Dom Aloísio Lorscheider e Dom Timóteo Francisco Nemésio Pereira Cordeiro e Estava presente na celebração da sua ordenação o governador Nunes Freire.

Criou o seminário maior da Diocese de Viana em Belém – PA.

Ordenou 23 padres

Histórico Pastoral

• Atividades Antes do Episcopado:
  • Formação de candidato ao Presbiterato; Diretor de Estudo em Seminários; Guardião e integrante do Conselho Provincial (Capuchinhos CE e PI);
  • Professor em Seminários Menor e Maior; Pregações em Missões populares;
  • Diretor das Obras Sociais em Casas Religiosas;
  • Assistente eclesiástico regional / Nacional  e integrante do Conselho Geral de Assistentes eclesiásticos da Ordem Franciscana Secular.

Atividades como Bispo:

• Bispo de Viana – MA (1975 a 1995);