Dom Júlio César Souza de Jesus | Arquidiocese de Fortaleza
Presbitério

Dom Júlio César Souza de Jesus

Endereço:

Rua Senador Almino, 310 – Centro – 60110-018 – Fortaleza – Ceará

Provisão:

– 11/07/2018 – Nomeado Bispo Auxiliar de Fortaleza e Bispo titular de Arba.

– 30/09/2018 –  Ordenado Bispo titular de Arba

Lema Episcopal:

SE CONHECESSES O DOM DE DEUS” (Jo 4,10)

Brasão de Dom Júlio César Souza:

O lema foi extraído do capítulo quatro versículo dez do evangelho de Jesus Cristo segundo João. Passagem que retrata o diálogo de Jesus com a mulher Samaritana junto ao poço de Jacó. Trata do “Dom de Deus” que é o Espírito Santo. Não há nada mais precioso do que este grande Dom, ele penetra os corações dos homens e das mulheres, purificando-os e tornando-os capazes de conhecerem a divindade de Jesus Cristo e o seu messianismo, este conhecimento é a consequência natural de toda pessoa que foi carinhosamente tocada pelo Espírito Santo de Deus, Dom do Pai e do Filho. Três são os convites feitos à humanidade nesta expressão: Primeiro convite é para o reconhecimento da divindade do Espírito Santo e sua ação na vida da Igreja. Segundo, convida à comunhão de vida com Jesus que somente é possível mediante a ação do Espírito Santo e uma relação amorosa e filial com Deus Pai. Terceiro, convida a todos os fracos, pobres e pecadores a elevarem os seus corações até o céu e deixarem-se tomar pela mão de Jesus até a contemplação definitiva da indizível beleza da salvação.

ARMAS DO BRASÃO

  1. A Santíssima Trindade
  2. A água e o óleo
  3. A Eucaristia
  4. A carnaúba
  1. Nossa fé é fundamentalmente trinitária. Todo culto de adoração que prestamos ao Pai, o prestamos igualmente ao Filho e ao Espírito Santo. Não há nada que aconteça na Igreja que não tenha como início e fim a Santíssima Trindade. Toda a nossa vida deve ser um eterno louvor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo até a sua contemplação definitiva na eternidade.
  2. A água representa o início da criação de Deus, da vida, do batismo. O óleo o santo crisma, que não somente leva à plenitude o batismo de todo o povo de Deus, mas também unge os sacerdotes e os bispos. Também é sinal do Espírito Santo e de sua eterna presença na Igreja, vivificando-a e dirigindo-a com o seu poder, dispensando todos os dons e carismas.
  3. É a fonte, o centro e o ápice de toda a vida da Igreja. A razão do nosso batismo e de todos os sacramentos que existem. Na vivência da nossa fé católica tudo parte da Eucaristia e tudo está voltado para ela. É a razão da vida sacerdotal e o máximo sinal da unidade de nossa Igreja, unidade que deve ser valorizada, anunciada e defendida no exercício do ministério episcopal.
  4. Por ser um elemento símbolo do Nordeste Brasileiro, quer traduzir toda Igreja que está no Piauí, especificamente a Igreja que está em Teresina, o seu povo, sua cultura, sua luta, suas resistências e necessidades. Sua madeira serve para construção de casas, suas palhas para cestos, tapetes, cangalhas, o pó para fabricação de cera, medicamentos e cosméticos. Ela leva vida e esperança para o povo nordestino.

———-

Data Ord. Presbiteral: 27/06/1998

Data Ord. Episcopal: 30/09/2018,  em Teresina-PI, como Bispo titular de Arba

Provisão:
11/07/2018 – Bispo Auxiliar de Fortaleza

Histórico:
Dom Júlio César Souza de Jesus nasceu em 27 de julho de 1971 em Goiânia no Estado de Goiás. Concluiu seus estudos em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (1991-1993) e os de Teologia no Seminário Maior de Teresina (1994-1997). Obteve então uma Licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2005-2007).

Foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1998 para a Arquidiocese de Teresina, onde ocupou os seguintes cargos: Pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Demerval Lobão (1998-2006) e de Santa Luzia em Teresina (2009) -2014), Vice-Reitor do Seminário Maior para os alunos de Filosofia (2007-2013). Atualmente é pároco na Paróquia Menino Jesus de Praga em Teresina, professor do Seminário Maior, Diretor Espiritual e professor da Escola Diaconal.

06/10/2018 – Apresentação à Arquidiocese de Fortaleza

Data                           Idade Evento                     Título

27 Jul 1971                47.17  Nascido

27 Jun 1998               26,9    Ordenado sacerdote Padre de Teresina, Piauí, Brasil

Jul 11 2018                46,9    Nomeado                 Bispo auxiliar de Fortaleza, Ceará, Brasil

Jul 11 2018                46,9    Nomeado                 Bispo titular de Arba

30 de setembro 2018 47.1    Ordenado Bispo       Bispo titular de Arba

Resumo: Júlio César Souza de Jesus
Bispo Júlio César Souza de Jesus (nascido a 27 de julho de 1971) Bispo auxiliar de Fortaleza

Local de nascimento:  Goiânia, Arquidiocese de Goiânia, Goiás

Ordenado Bispo  na Catedral Nossa Senhora dos Dores, Teresina, Arquidiocese de Teresina, Piauí

Sucessão Apostólica:

Compartilhe

Subir


QR Code Business Card