Dom Júlio César Souza de Jesus

Provisão:

– 11/07/2018 – Nomeado Bispo Auxiliar de Fortaleza e Bispo titular de Arba.

– 30/09/2018 –  Ordenado Bispo titular de Arba.

Lema Episcopal:

SE CONHECESSES O DOM DE DEUS” (Jo 4,10)

Brasão de Dom Júlio César Souza:

O lema foi extraído do capítulo quatro versículo dez do evangelho de Jesus Cristo segundo João. Passagem que retrata o diálogo de Jesus com a mulher Samaritana junto ao poço de Jacó. Trata do “Dom de Deus” que é o Espírito Santo. Não há nada mais precioso do que este grande Dom, ele penetra os corações dos homens e das mulheres, purificando-os e tornando-os capazes de conhecerem a divindade de Jesus Cristo e o seu messianismo, este conhecimento é a consequência natural de toda pessoa que foi carinhosamente tocada pelo Espírito Santo de Deus, Dom do Pai e do Filho. Três são os convites feitos à humanidade nesta expressão: Primeiro convite é para o reconhecimento da divindade do Espírito Santo e sua ação na vida da Igreja. Segundo, convida à comunhão de vida com Jesus que somente é possível mediante a ação do Espírito Santo e uma relação amorosa e filial com Deus Pai. Terceiro, convida a todos os fracos, pobres e pecadores a elevarem os seus corações até o céu e deixarem-se tomar pela mão de Jesus até a contemplação definitiva da indizível beleza da salvação.

ARMAS DO BRASÃO

1. A Santíssima Trindade
  2. A água e o óleo
  3. A Eucaristia
  4. A carnaúba
  1. Nossa fé é fundamentalmente trinitária. Todo culto de adoração que prestamos ao Pai, o prestamos igualmente ao Filho e ao Espírito Santo. Não há nada que aconteça na Igreja que não tenha como início e fim a Santíssima Trindade. Toda a nossa vida deve ser um eterno louvor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo até a sua contemplação definitiva na eternidade.
  2. A água representa o início da criação de Deus, da vida, do batismo. O óleo o santo crisma, que não somente leva à plenitude o batismo de todo o povo de Deus, mas também unge os sacerdotes e os bispos. Também é sinal do Espírito Santo e de sua eterna presença na Igreja, vivificando-a e dirigindo-a com o seu poder, dispensando todos os dons e carismas.
  3. É a fonte, o centro e o ápice de toda a vida da Igreja. A razão do nosso batismo e de todos os sacramentos que existem. Na vivência da nossa fé católica tudo parte da Eucaristia e tudo está voltado para ela. É a razão da vida sacerdotal e o máximo sinal da unidade de nossa Igreja, unidade que deve ser valorizada, anunciada e defendida no exercício do ministério episcopal.
  4. Por ser um elemento símbolo do Nordeste Brasileiro, quer traduzir toda Igreja que está no Piauí, especificamente a Igreja que está em Teresina, o seu povo, sua cultura, sua luta, suas resistências e necessidades. Sua madeira serve para construção de casas, suas palhas para cestos, tapetes, cangalhas, o pó para fabricação de cera, medicamentos e cosméticos. Ela leva vida e esperança para o povo nordestino.

———-

Ordenação Presbiteral: 27/06/1998

Ordenação Episcopal: 30/09/2018,  em Teresina-PI, como Bispo titular de Arba

Provisão:
11/07/2018 – Bispo Auxiliar de Fortaleza

Histórico:
Dom Júlio César Souza de Jesus nasceu em 27 de fevereiro de 1971 em Goiânia no Estado de Goiás. Concluiu seus estudos em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (1991-1993) e os de Teologia no Seminário Maior de Teresina (1994-1997). Obteve então uma Licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2005-2007).

Foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1998 para a Arquidiocese de Teresina, onde ocupou os seguintes cargos: Pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Demerval Lobão (1998-2006) e de Santa Luzia em Teresina (2009) -2014), Vice-Reitor do Seminário Maior para os alunos de Filosofia (2007-2013). Pároco na Paróquia Menino Jesus de Praga em Teresina, professor do Seminário Maior, Diretor Espiritual e professor da Escola Diaconal.

06/10/2018 – Apresentação à Arquidiocese de Fortaleza

Data                           Idade Evento                     Título

27 fev 1971 – Nascimento

27 Jun 1998  – Ordenado sacerdote Padre de Teresina, Piauí, Brasil