Peregrinos da Comunidade Católica Shalom recebem indulgência plenária

Cerca de 3 mil peregrinos participam de Convenção em Roma e audiência com Papa Francisco

Vindos de mais de 26 países, jovens, famílias e sacerdotes da Comunidade Católica Shalom se encontram em Roma entre os dias 3 a 9 de setembro, para participar da Convenção Shalom em comemoração aos 35 anos da Comunidade. Em vista da peregrinação à Cidade Eterna a Penitenciaria Apostólica do Vaticano concedeu aos milhares de fiéis a indulgência plenária.

Para receberem a graça, os participantes da Convenção devem procurar o sacramento da Reconciliação, a Comunhão Eucarística e a oração nas intenções do Santo Padre. Também poderão alcançar a indulgência também os membros da Comunidade anciãos ou enfermos e todos aqueles que por graves motivos não conseguiram deixar as suas casas. “Se – excluído qualquer afeto ao pecado e com intenção de cumprir as três habituais condições logo que possível – unir-se-ão espiritualmente à peregrinação, oferecendo orações, sofrimentos e dificuldades da própria vida à misericórdia de Deus”, diz o Decreto.

Expectativa

Antes mesmo de saberem da notícia da indulgência, os peregrinos chegavam a Roma com apenas um grande desejo em seus corações: renovar a oferta de vida aos pés de Pedro, assim como um dia o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, ofertou sua vida pela evangelização dos jovens diante do então papa João Paulo II.

É o que testemunha o jovem brasileiro Adriano Queiroga, 21 anos. “Minha expectativa para a Convenção é poder renovar a minha oferta diante da Igreja. Aqui onde muitos santos deram a vida, renovar a minha consagração de vida”. Junto com ele também o missionário Felipe Machado, 21 anos, acredita que vir para Roma foi um grande desejo primeiro de Deus, e aqui ele diz pretender renovar sua decisão pela vida missionária. “Meu desejo aqui em Roma, junto com toda a Comunidade e o Papa é ofertar a minha vida, o meu desejo de dar a minha vida pela Igreja, pelos jovens e decidir viver isso por toda a minha vida”.

A providência divina é algo comum também de se ouvir entre os peregrinos. Muitos vieram para Convenção com ajuda da família e amigos. A missionária Maria Carolina Carvalho, 22 anos, veio com um grupo de 30 pessoas da Húngria, e conta que Deus surpreendeu muito com a providência e ela traz para Roma a alegria de acompanhar o grupo de húngaros. “É muito bom ver jovens com uma cultura diferente do Brasil, se sentirem atraídos pelo Carisma e desejosos de viver essa experiência aqui em Roma”, diz.

Convenção Shalom

A Comunidade Católica Shalom realiza em Roma, de 3 a 9 de setembro, a Convenção Shalom em comemoração aos 35 anos de fundação da instituição. No dia 4, será a audiência privada com o Papa Francisco. Os participantes poderão fazer perguntas ao Santo Padre. No mesmo dia, a Comunidade abre o Congresso Internacional de Jovens Shalom com a Santa Missa às 16h na Basílica de São João de Latrão. No dia 5 de setembro, o Congresso segue com palestras, shows, momentos de oração, além de pregação do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo a partir das 9h, no Auditorium della Conciliazione em Roma. A missa será presidida pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell.

No dia 7, a Convenção vai até Assis, a 130 quilômetros de Roma. O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, ministra palestra para os participantes, a partir das 14h30min, na Basílica papal de São Francisco. No dia 8, a programação se volta para a Liturgia Mariana pela Festa da Natividade de Nossa Senhora, a partir das 13h30, na Basílica Santa Maria Maior, em Roma. No dia 9, com conclusão do evento, um novo envio missionário através da pregação do padre francês Daniel-Ange com o tema “O Espírito Santo te envia à missão” e missa presidida pelo Cardeal Lorenzo Baldisseri, a partir das 9h, na Basílica de São Paulo fora dos muros.

A Comunidade

A Comunidade Católica Shalom, reconhecida pela Igreja Católica como Associação Internacional Privada de Fiéis, nasceu em Fortaleza (Brasil), em 9 de julho de 1980, através do jovem de 20 anos, Moysés Azevedo, que quis dar, como presente a Deus, sua vida e sua juventude ao serviço da Igreja para a evangelização de outros jovens. Isso aconteceu por ocasião da visita de São João Paulo II ao Brasil naquele ano. Exatamente dois anos depois é inaugurado o seu primeiro Centro de Evangelização, que surge como uma lanchonete para evangelizar os jovens. Desde então, partindo do Brasil e chegando atualmente a 30 países, desenvolve com criatividade e ousadia trabalhos de evangelização dos mais variados, sempre tendo como protagonistas os jovens.

Informações com Carol de Castro pelo telefone (85) 9.9648-0115 (TIM).

Fonte: Carol de Castro – Shalom