Peregrinação à Porta Santa do Santuário-Basílica marcará Dia da Divina Misericórdia

No próximo domingo, dia 3 de Abril,  será realizada uma grande peregrinação pelas paróquias da Região Episcopal Sertão São Francisco das Chagas (Área Pastoral Santo Antônio – Distrito  Caiçara-Canindé, Paróquia Nossa Senhora das Dores – Campos Belos, Paróquia de São José – Bela Vista-Canindé, Paróquia Santo Antônio – Caridade, Paróquia São Miguel Arcanjo – Itapebussu, Paróquia de Nossa Senhora Santa Ana – Paramoti, e Paróquia São Francisco das Chagas – Canindé) saindo da Paróquia de São José, em Canindé, em direção ao Santuário-Basílica, onde passarão pela Porta Santa e, em seguida, participação da Santa Missa dentro da Basílica de São Francisco das Chagas.

porta_canindé_ano-da-misericordia

• Porta Santa

No dia 20 de dezembro de 2015  foi aberta a Porta Santa por ocasião do Ano da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco, no Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé. O Santo Padre pediu para que fosse aberta a porta Santa não só em Roma como nas celebrações de outros jubileus, mas também nas dioceses do mundo inteiro e nos santuários.

O desejo do Sumo Pontífice era que todos pudessem experimentar a misericórdia do pai que acolhe e consola: “qualquer pessoa que passar pela Porta da Misericórdia poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança” (Misericordiae Vultus – nº3)

Na homilia feita pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, no dia da solenidade da abertura da Porta Santa do Santuário de São Francisco das Chagas, o mesmo afirmou que: “todos os romeiros e paroquianos que visitarem este santuário e passar pela porta santa poderão fazer uma experiência com a misericórdia de Deus e também com aquele que foi alcançado pela misericórdia do Pai, São Francisco”

• O que significa a Porta Santa?

A passagem pela Porta Santa é necessária para quem deseja receber a indulgência, como também a confissão, a participação na Santa Missa e a oração pelo Santo Padre.

Desde a abertura da Porta Santa é grande o número de romarias e caravanas que visitam o santuário. “O número de visitantes aumentou e ao passar pela porta os mesmos se sentem abençoados”, afirma o sacristão da Basílica de São Francisco, Aglairton Agostinho. O mesmo fala ainda que antes já havia esta tradição de entrar e sair pela porta Central do Santuário e, que para os romeiros passar por ela tem um sentido especial e agora com um significado ainda maior.

porta_canindé_ano-da-misericordia_2

Você também é convidado a vir a Canindé e fazer uma experiência com a Misericórdia de Deus que foi bem presente na vida de Francisco e deve ser viva em nós! Confira a programação deste domingo (3):

7h30min – Acolhida das comunidades das paróquias da Região Sertão (Canindé, Caridade, Campos Belo, Itapebussu e Paramoti) da Arquidiocese, na Paróquia de São José, no bairro Bela Vista, com canções, oração e café.

8h – Caminhada saindo da Igreja de São José, no bairro Bela Vista, para a Basílica de São Francisco das Chagas.

9h – Santa Missa da Divina Misericórdia na Basílica de São Francisco, sendo retransmitida para a Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Maiores informações: (85) 9-8852-5646 (Conselho de Pastoral Paroquial da Paróquia de São José)

Fonte: CPP da Paróquia de São José e Equipe de Comunicação de Mídias Digitais do Santuário (www.santuariodecaninde.com).