Atualidades

Paulo VI e Oscar Romero: santos da Igreja

Neste domingo, 14 de outubro, o Papa Francisco canonizará 7 novos santos e santas da Igreja: Paulo VI, Oscar Arnulfo Romero Galdámez, Francisco Spinelli, Vicente Romano, Maria Catarina Kasper, Nazária Inácia de Santa Teresa de Jesus e Núncio Sulprizio.

Entre eles, estão dois grandes homens da história da Igreja: Paulo VI e Oscar Romero.

O Papa Paulo VI conduziu a Igreja entre 1963 e 1978. Ele foi o primeiro pontífice a viajar de avião. Em seu papado, visitou os cinco continentes, fato que lhe concedeu o apelido de “Papa Peregrino”. Foi o primeiro Papa a visitar a Terra Santa, em 1964. Lá, encontrou-se com o patriarca ortodoxo Atenágoras I.

“Se todo bispo, todo pároco e todo cristão tivessem feito, em proporção, o que ele realizou como animação e renovação, a Igreja estaria hoje muito mais adiantada em seu caminho”, afirmou o Arcebispo Romeo Panciroli, ex-diretor da Sala de Imprensa do Vaticano sobre Paulo VI.

Entre suas Encíclicas, destacam-se a Humanae Vitae, sobre a regulação da natalidade e a Populorum progressio, sobre o desenvolvimento dos povos. Entre as Exortações Apostólicas, ganhou ênfase a Evangelii Nuntiandi, sobre a evangelização, lançada em 8 de dezembro de 1975.

Chamado por Papa Francisco como o “Papa da modernidade”, Paulo VI ficou conhecido por sua abertura ao diálogo, aproximando-se da Igreja Anglicana e de diversos líderes das Igrejas Ortodoxas do Oriente.

Romero: grande mártir da América Latina

A Igreja da América Latina também ganhará mais um santo. Na realidade, para o povo, Oscar Romero já é considerado santo desde o seu martírio, em 24 de março de 1980. Ele é o primeiro santo de El Salvador, país localizado na América Central com pouco mais de 6 milhões de habitantes.

A ação pastoral do bispo visava ao entendimento mútuo entre os salvadorenhos. Criticava duramente tanto a inércia do governo, as interferências estrangeiras, como as injustiças praticadas pelos grupos “revolucionários”. O Arcebispo Dom Oscar Arnulfo Romero foi fiel a Igreja, e pagou com a vida o preço de ser discípulo de Cristo. O seu nome foi incluído na relação dos 1015 salvadorenhos que foram assassinados, em 1980.

Nas palavras do Papa Francisco por ocasião de sua beatificação, “Romero convida-nos ao bom senso e à reflexão, ao respeito pela vida e à concórdia. É necessário renunciar à violência da espada, do ódio, e viver a violência do amor, que nos deixou Cristo pregado numa cruz, aquela que cada um deve fazer a si mesmo para vencer os próprios egoísmos e a fim de que não haja desigualdades tão cruéis entre nós. Ele soube ver e experimentou na sua própria carne o egoísmo que se insinua em quantos não querem ceder o que é seu para alcançar os outros. E, com um coração de pai, preocupou-se com as maiorias pobres, pedindo aos poderosos que transformassem as armas em foices para o trabalho”.

Conheça, neste Especial, quem são esses  dois novos santos da Igreja!

VEJA TAMBÉM…

Biografia de São Paulo VI 

Paulo VI: sacerdote antes de tudo 

Oito curiosidades sobre Paulo VI 

A humanidade de Paulo VI

Os gestos proféticos de Paulo VI

Biografia de Santo Oscar Romero

Mártir do Evangelho por ódio à fé

São Romero das Américas

Poema de Dom Pedro Casaldáliga

Carta do Papa Francisco por ocasião da beatificação

Fonte: aqui

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

São João Paulo II

8º Dia | Amazônia em Missão

Coleta Missionária colabora com a missão no mundo

A Reitoria de São Judas Tadeu está em Festa

Pescadores artesanais da Amazônia: nosso rio é sagrado


QR Code Business Card
Arquidiocese de Fortaleza
Assign a menu in the Left Menu options.
Assign a menu in the Right Menu options.