Pastoral da Aids realizará Vigília Internacional e Ato Público pelos mortos de Aids

No terceiro domingo de maio (15), a Pastoral da Aids promove a ‘Vigília Internacional Pelos Mortos de Aids’. Com a proposta ‘Unidos contra a Aids: envolver, informar e empoderar’ a atividade de caráter internacional realiza ações em memória das pessoas que morreram com a síndrome.

“Em 2016, a Vigília pretende: Envolver as pessoas, comunidades, governos e doadores para acabar com a epidemia. Informar as gerações atuais sobre HIV, tratamento, prevenção, cuidado e como isso afeta nossas vidas. Empoderar as pessoas que vivem com o HIV para defender seu direito de viver sem estigma e discriminação”, assim descreve a Pastoral a ação deste ano.pastoral-da-aids

A Vigília é uma iniciativa da Rede Mundial de Pessoas que Vivem com o HIV, uma das maiores e mais antigas campanhas de mobilização popular para promover a sensibilização sobre o HIV no mundo.

Começou no ano de 1983 e é celebrada sempre no terceiro domingo de maio sob a liderança de organizações comunitárias, sanitárias e religiosas de 115 países.

Em três décadas de lutas houve avanços e conquistas pela erradicação do HIV/AIDS. Tendo em conta que milhões de pessoas vivem atualmente com o vírus, a Vigília é uma intervenção importante para promover a solidariedade mundial, reduzir o estigma e a discriminação e dar esperança às novas gerações. Mas, o estigma, a discriminação e o preconceito ainda estão presentes e vitimizando pessoas que vivem com vírus. Devido a isso os diagnósticos continuam sendo tardios e as pessoas que vivem com o vírus não acessam os serviços de saúde para o próprio tratamento.

A vigília acontecerá simultaneamente em diversas Dioceses como Crato, Iguatu, Tianguá, Sobral, Quixadá, Limoeiro do Norte e na Arquidiocese de Fortaleza  no dia 15 de maio, e ainda em atos público no dias 14 de maio na Praça Padre Cicero às 19h, dia 29 de maio na Praça da Sé em Crato.

Pastoral da Aids

Criada em 1999, sediada em Porto Alegre, a Pastoral da AIDS tem por missão atender às necessidades físicas, psíquicas e sociais das pessoas que vivem com HIV, além de promover ações de prevenção e contribuir para a contenção da epidemia, com a participação da comunidade cristã na luta contra a AIDS.

Presente no Regional Nordeste I deste 2006, hoje atua com mais de 300 agentes capacitados e em mais de 80 paroquias.