Paróquia Santo Antônio de Pádua, Centro, Itaitinga

Diác. permanente José Ribamar Amorim
Secretárias(os):João Lopes de Amorim Neto

Confissões:

Quinta-feira e sexta-feira das 15h30 às 17h e aos sábados das 15h às 16h30 na Igreja Matriz.

Data de criação: 01/01/2003
Criada por:  Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques

Decreto de Criação: (1/1/2003)

DECRETO N° 001/2004

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

DOM JOSÉ ANTONIO APARECIDO TOSI MARQUES

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Aos que as presentes letras virem saudação paz e bênção em nosso Senhor Jesus Cristo.

DECRETO N° 001/2004

Pela graça de Deus cresce a Santa Igreja em sua maturidade e missão. Tendo ouvido o Conselho Presbiteral e cumprindo as determinações estabelecidas pelo Cân. 515 § 2 do C.D.C., havemos por bem decretar como de fato decretamos que fica criada, a partir da Área Pastoral de Itaitinga, originária da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Pacatuba, a Paróquia de Santo Antônio, no Município de Itaitinga, Estado do Ceará, desta Arquidiocese de Fortaleza e a Igreja de Santo Antônio. localizada à Praça da Matriz, sln, em Itaitinga, elevada a Igreja Matriz, com todas as prerrogativas que lhe cabem pelo Direito.
A nova Paróquia constará de comunidades que se localizam dentro do Município de Itaitinga CE na seguinte delimitação: Ao Norte com o Município de Fortaleza (Área Pastoral do Conjunto Palmeira – Santa Maria): início na foz do Rio Timbó no Rio Cocó, deste ponto em linha reta sentido sudeste ao ápice do Serrote do Ancuri, de onde em nova reta vai até o pontilhão do Riacho Carro Quebrado na Rodovia BR 116. A Leste com os Municípios de Eusébio (Paróquia Sant’Ana e São Joaquim). Aquiraz (Paróquia de São José de Ribamar) e Horizonte (Paróquia de São João Batista): final da descrição Norte, do ponto referido na BR 116, seguindo por esta estrada no sentido Sul até a ponte desta sobre o Rio Pacoti. Daí subindo pelo Rio Pacoti até o ponto onde o Riacho Baú faz foz neste nas águas do Açude Pacoti. Ao Sul e a Oeste com o Município de Guaiúba (Paróquia Jesus. Maria e José): começa no ponto referido no final da descrição Leste, tomando o divisor de águas entre os Riachos Baú e Riachuí, vai até o cume do Serrote do Bolo, de onde, por uma reta segue para o cume do Serrote Esaú ou Serrote Coelho e daí, por outra reta, vai ao cruzamento da Estrada Pacatuba¬-Riachão com a Antiga Estrada Guaiúba-Itapó. Ainda a Oeste com o Município de Pacatuba (Paróquia Nossa Senhora da Conceição): Da incidência das estradas descritas anteriormente, segue em reta em direção norte ao cume do Serrote Jatobá, de onde por outra reta, tirada deste serrote para o centro da Lagoa do Carapió, daí em nova reta diretamente à foz do Rio Timbó no Rio Cocó.
Acrescem-se às comunidades do Município de Itaitinga, as comunidades contíguas de Santa Maria e Boa Vista, do Município de Aquiraz (Paróquia de São José de Ribamar) e Jaboti Km 19 e Jaboti Km 20 do Município de Eusébio (Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim).
Dado e passado nesta cidade Metropolitana de Fortaleza e Câmara Arquiepiscopal, sob o nosso Sinal e Selo de nossas Armas, lº de janeiro de 2003, Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria.
+ José Antonio Ap. Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano.