Papa Francisco nomeia bispos para Paraíba e Belo Horizonte

Novo arcebispo

Foto: Diocese de Campina Grande

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz é natural de Biritinga (BA) e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado padre no dia 5 de julho de 1980, na arquidiocese de Feira de Santana (BA), onde, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó (RN), no dia 8 de outubro daquele ano. Sua nomeação para a diocese de Campina Grande aconteceu no dia 08 de agosto de 2012. Seu lema episcopal é “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17).

Dom Pedreira é autor do livro “Rádio Comunitária e Catequese: hipótese de um trabalho complementar – Dissertação de Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Gregoriana”.

Padre Vicente de Paula

Padre Vicente de Paula Ferreira nasceu em Alegre (ES), no dia 21 de outubro de 1970. Fez sua profissão religiosa na Congregação Redentorista, Província do Rio de Janeiro, em 1992. Foi ordenado presbítero em 1996.

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), padre Vicente de Paula fez doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e estágio pós-doutoral, em Teologia, na FAJE.

O presbítero já exerceu as funções de promotor vocacional, vigário paroquial e formador. Também já participou de vários trabalhos nas missões itinerantes. De 2005 a 2014 foi superior provincial da Província Minas, Rio e Espírito Santo, época em que foi presidente da União dos Redentoristas do Brasil e coordenador nacional da Juventude Redentorista.

Atualmente, pertence à Sociedade de Estudos Psicanalistas de Juiz de Fora (MG) e possui publicações sobre cristianismo e pós-modernidade, crônicas e poesia. Também é formador dos Estudantes Redentoristas de Teologia, em Belo Horizonte (MG).