Atualidades

O Sínodo da Juventude 2018

O Conselho da Secretaria do Sínodo dos Bispos reuniu-se na quinta e sexta feira, próximo passado, no Vaticano, informa um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé. No fim do encontro o Papa Francisco anunciou a nomeação do Relator Geral na pessoa do Arcebispo de Brasília e atualmente Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Sérgio da Rocha. Além do Relator Geral, o Santo Padre anunciou a nomeação dos dois Secretários Especiais para o Sínodo de 2018 nas pessoas do Reverendo Pe. Giacomo Costa S.J e do Reverendo Pe. Rossano Sala S.D.B para a próxima Assembleia Ordinária do Sínodo, a realizar-se no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018. Segundo a Imprensa da Santa Sé: “A compreensão da Sacrosanctum  Concilium não é de um povo qualquer que está na missa ou na liturgia apático, sem sentido, ou apenas como um mero espectador, que não entende nada do que está ali acontecendo. A visão da Sacrosantum Concilium é de um povo sacerdotal, um povo que celebra em comunidade”.

De acordo com o Portal Guaíra com informações da Agência Brasil: “O Sínodo dos Bispos de 2018 se ocupará dos problemas dos jovens e buscará adequar sua linguagem e o uso das novas tecnologias para se aproximar deles, segundo seu documento preparatório divulgado em janeiro deste ano. Para planejar os temas também foi elaborado o tradicional preparativo e um questionário que foi enviado aos Sínodos dos Bispos e aos Conselhos dos Hierarcas das Igrejas Orientais Católicas, às Conferências Episcopais, aos Discastérios  da Cúria Romana e à União de Superiores Gerais. No último mês de outubro, o papa anunciou que entre os próximos dias de 19 e 24 de março haverá uma reunião de preparação do Sínodo da qual poderão participar jovens de todo o mundo, não apenas católicos, mas também de outras confissões e jovens sem religião. O Vaticano lançou ainda um site com um questionário para jovens de todo o mundo, entre 16 e 29 anos, para conhecer melhor a juventude  e suas questões para preparar o Sínodo. O questionário consta de 40 perguntas relativas a experiências pessoais, à relação com a religião, às expectativas de futuro, de trabalho e para criar uma família, à relação com pais e outras figuras, e um amplo setor dedicados às novas comunicações e redes sociais”.

Dom Sérgio Rocha, Cardeal Arcebispo de Brasília afirmou pouco depois de sua nomeação pelo Papa: “Nossa responsabilidade é preparar a próxima Assembleia Sinodal procurando envolver toda a Igreja, especialmente os jovens (…). Nos reunimos para pensar melhor o caminho a seguir”. A figura do relator geral tem um papel de mediador, sendo responsável por introduzir e sintetizar os assuntos expostos pelos Bispos durante a reunião do Sínodo. O Conselho da Secretaria do Sínodo dos Bispos presidido pelo Papa Francisco, é formado por 15 bispos, três escolhidos diretamente pelo Papa, sendo um destes, Dom Sérgio Rocha. A respeito da preparação para a Assembleia Sinodal sobre a Juventude, prevista para outubro de 2018, o Cardeal Sérgio ressalta que o pedido do Santo Padre é que  o tempo antes do Sínodo, seja “um período de escuta de todos os jovens, dos que estão no dia a dia das comunidades aos que não tem participação da vida da Igreja”.

Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Síndrome de Down

Missa em Homenagem as pessoas com Síndrome de Down

Igreja e Política

Monjas Concepcionistas

Religiosa Concepcionista emite votos na solenidade de São José

ciclo de estudo

Segundo dia do Ciclo de estudos da Campanha da Fraternidade 2019

padre anízio

Missa de Posse do novo reitor e pároco do santuário no próximo dia 10/04


QR Code Business Card