Atualidades

Novo projeto sobre saúde pública e direitos sociais, co-financiando pela União Europeia, tem lançamento nacional no dia 18 de agosto em Brasília

direitosO projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política” tem lançamento nacional agendado em Brasília para o próximo dia 18 de agosto, às 19h, no Centro Cultural de Brasília (CCB). Este novo projeto é co-financiado pela União Europeia, e conta com apoio da CAFOD (Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales). O projeto será implementado no Brasil nos próximos três anos por quatro entidades parceiras do Programa Justiça Econômica: Grito dos Excluídos Continental, as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e a Pastoral da Saúde Nacional.

No Brasil, o projeto será desenvolvido em três localidades: na comunidade Cantinho do Céu, em Grajaú (SP); na região do grande Alvarenga em São Bernardo do Campo (SP) e na cidade de Natal (RN), com ações de incidência política em Brasília.

Para Cecilia Iorio, representante da CAFOD no Brasil, “este novo projeto irá reforçar a participação popular e o controle social na gestão da saúde pública para garantir que os princípios e o financiamento público conforme estabelecido na Constituição Federal sejam efetivados, melhorando o acesso da população mais vulnerável aos serviços de saúde pública. Estamos muito contentes de celebrar o começo desta nova iniciativa e este momento tão importante”.

Através do projeto será possível aumentar a capacidade de agentes, lideranças e redes da sociedade civil para que atuem na área da saúde pública, no financiamento e no orçamento, elaboração de proposta, monitoramento, incidência política com impactos no Sistema Único de Saúde, o SUS, responsável pelo atendimento de 71% da população brasileira.

Luiz Bassegio, coordenador geral do projeto no Brasil, ressalta que “o projeto defende a saúde como um direito dos cidadãos e dever do Estado. Saúde não como mercadoria, onde só quem tem dinheiro a compra, mas como um direito de todos. O projeto ajuda as comunidades através do processo de formação, fazendo-as conhecerem seus direitos e empoderando-as no sentido de terem os mesmos garantidos”.

Para o padre Ari Antônio dos Reis, Assessor Nacional das Pastorais Sociais da CNBB, “a cooperação firmada, com o apoio da União Europeia, é muito importante como matriz geradora de processos de reflexão e incidência na área da saúde pública, uma área tão carente no Brasil. Ao longo do processo gostaríamos de que consciência cidadã fosse aflorada de forma que os usuários tenham vontade e condições de lutar por políticas públicas efetivas na área da saúde, e isto só é possível pela organização da sociedade civil.

Programa Justiça Econômica

O Programa Justiça Econômica é uma parceria entre as entidades Grito dos Excluídos Continental, Rede Jubileu Sul Brasil, Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB-PS), Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CNBB-CBJP), Pastoral da Saúde Nacional e CAFOD (Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales).

União Europeia

A União Europeia é uma parceria econômica e política com características únicas, constituída por 28 países europeus. Juntos, ao longo de um período de 50 anos, construíram uma zona de estabilidade, democracia e desenvolvimento sustentável, preservando, ao mesmo tempo, a sua diversidade cultural, a tolerância e as liberdades individuais. A União Europeia está empenhada em partilhar as suas realizações e os seus valores com países e povos para além de suas fronteiras.

CAFOD

A Agência Católica da Inglaterra e país de Gales para a Cooperação Internacional atua em 40 países em parceria com mais de 300 organizações da sociedade civil para combater a pobreza e promover um mundo mais seguro, sustentável e pacífico. No Brasil, a CAFOD trabalha desde 1968 acompanhando a organizações de sociedade civil para contribuir com o combate à exclusão social e econômica.

Para saber mais:
Programa Justiça Econômica: http://direitosociais.org.br
União Europeia: http://eeas.europa.eu
CAFOD: http://www.cafod.org.uk e http://pastoraldasaudenacional.com.br/cafod.php

Contatos com a imprensa:
Rogéria Araujo (85) 98683.8141
e-mail: comunica.direitosociais@gmail.com
WhatsApp 55 998134966

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Grande Concerto de Natal na paróquia de São João Batista do Tauape.

Ordenações Diaconais na Catedral Metropolitana de Fortaleza dia 21 de dezembro

Dom Aloísio em nossos corações

Papa: a boa política está ao serviço da paz

Entrevista: CF 2019 – A felicidade humana como horizonte das Políticas Públicas


QR Code Business Card