[NOTÍCIAS/Mundo] Papa recebe participantes da assembleia dos Focolares

MariaVoce-e-papa-400A presidente do Movimento Focolares, Maria Emmaus Voce, reeleita durante assembleia geral realizada de 1º a 28 de setembro, e cerca de 500 participantes do encontro foram recebidos pelo papa Francisco, no dia 26, na Sala Clementina, no Vaticano. A ocasião foi transmitida pela internet aos membros do movimento espalhados por todo o mundo.

Em seu discurso aos presentes, o papa Francisco lembrou da fundadora dos Focolares, Chiara Lubich, e “sua fecunda existência”. Francisco destacou que o Movimento nasceu no “coração da Igreja” e que, atualmente, “estende seus ramos em todas as expressões da família cristã e também entre os membros das diversas religiões e entre muitos que cultivam a justiça e a solidariedade na busca da verdade”.

Para Francisco, os membros do Movimento devem “contemplar, sair e fazer escola”. As três palavras do papa referem-se à missão esperada dos Focolares diante daquilo que se aguarda da Igreja. “Oferecer, com responsabilidade e criatividade, a sua peculiar contribuição”, disse.

Chiara Lubich também foi lembrada pelo papa no momento em que falou sobre prerrogativas para se conseguir “penetrar na mais alta contemplação e permanecer misturado a todos”, como considerava a fundadora.

Ao final, Francisco citou a carta apostólica Novo Millenio Ineunte, de São João Paulo II. Para ele, “é necessário formar homens e mulheres novos e para tal fim é necessária uma escola de humanidade na medida da humanidade de Jesus”. “Sem uma adequada obra de formação das novas gerações é ilusório pensar em poder realizar um projeto sério e duradouro a serviço de uma nova humanidade”, afirmou.

Assembleia

O encontro aconteceu de 1º a 28 de setembro, em Castel Gandolfo, a cerca de 40 km do Vaticano. Participaram 494 delegados e alguns convidados. O processo de participação foi iniciado com a coleta de mais de 3000 questionários sobre a atuação do movimento. Membros de todo o mundo acompanharam o evento numa “comunhão planetária via internet”, segundo a organização. “O que emergiu da Assembleia foi condividido, tornou-se proposta de vida para todos”, afirmou a presidente Maria Voce.

O grande desafio da Assembleia foi conseguir avançar nos trabalhos partindo da grande diversidade entre os presentes.

Missão

Os Focolares nasceram há cerca de 70 anos em Trento (norte da Itália), durante a Segunda Guerra Mundial. Chiara Lubich e suas companheiras decidiram consagrar sua vida à vivência do Evangelho e deram início a um movimento de difusão do amor ao próximo como ideal de vida. O Movimento Focolarino se espalhou pelo mundo a partir de uma proposta voltada ao diálogo inter-religioso e ecumênico.

Com informações e fotografia da Assessoria de Imprensa do Movimento Focolares e da Rádio Vaticano.