[NOTÍCIA/Brasil] Diocese de Crateús celebra seu Jubileu de Ouro

A Diocese de Crateús está em festa. O motivo de tanta alegria é a celebração no próximo sábado, dia 9 de agosto, de seu Jubileu de Ouro. Abençoado pelo  padroeiro do município, Senhor do Bonfim, a diocese conta com 15 paróquias e o pastoreio de Dom Ailton Menegussi, à frente desta Igreja Particular há sete meses. Para Dom Ailton “o Jubileu é um momento de memória, de celebração. Momento de avaliar a caminhada e de projetar o futuro a partir do presente”. Ele convida-nos a todos para esse momento.

clique para ampliar cartaz_jubileu-CRATEÚS_web1

A diocese foi criada no dia 9 de agosto de 1964 e foi confiada ao ministério episcopal de seu primeiro bispo, dom Antônio Batista Fragoso, até então bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Maranhão. Dom Fragoso governou a diocese de Crateús durante trinta e quatro anos e ficou conhecido pelo seu trabalho com as Comunidades Eclesiais de Base na defesa dos direitos dos pobres.  Sofreu muita perseguição no tempo da ditadura, mas manteve-se sempre firme como presença do Bom Pastor junto aos seus padres, aos agentes de pastoral, ao povo sofrido do campo e da cidade.

Em 1998 assumiu a diocese Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, que permaneceu até 2012, quando então foi nomeado Arcebispo de Teresina. Nesses catorze anos de bispado, empreendeu criação e reformas de Igrejas em várias Paróquias, restauração da Catedral do Senhor do Bonfim, criação de Centros Pastorais e Centros de Formação. O religioso deixou um grande legado na Diocese, destaque para o resgate da identidade católica dos fiéis e a expansão dos trabalhos pastorais.

A abertura das comemorações para o Jubileu aconteceu no dia 23 de junho de 2011, na Solenidade de Corpus Christi. Nos próximos dias 8 e 9, haverá o clímax dessa comemoração na Catedral, em Crateús. A festa contará com a participação da população, além de autoridades de Crateús  e da Igreja do Ceará.

A programação acontecerá em quatro momentos: o solene acolhimento dos restos mortais de Dom Fragoso, a Assembleia do Povo de Deus, um almoço festivo e a Solene Celebração Eucarística.

Programação

Sexta- Feira – Dia 8/8 – 20h – Chegada dos restos mortais de Dom Fragoso – Vigília na Catedral

Sábado –          Dia 9/8 – 7h – Reposição da urna funerária de D. Fragoso na Catedral
9h – Assembleia do Povo de Deus no Centro de Treinamento

18h – Celebração eucarística na Catedral Senhor do Bonfim.