Atualidades

Nomeado novo bispo para a diocese de Vacaria, no Rio Grande do Sul

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 09, a decisão do papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado por dom Irineu Gassen, bispo de Vacaria no Estado do Rio Grande do Sul, por motivo de idade. Na ocasião, nomeou bispo da respectiva diocese, o padre Sílvio Guterres Dutra, atual reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, da arquidiocese de Porto Alegre (RS). A notícia foi publicada no Jornal “LÓsservatore Romano”, às 12 horas de Roma.

Padre Sílvio Guterres

Nascido em junho de 1966, no município de Encruzilhada do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, padre Sílvio cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney. Fez Mestrado em Teologia Pastoral junto à Universidade Lateranense, em Roma.

Padre Sílvio foi ordenado sacerdote em 1993, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas, por dom Altamiro Rossato. No exercício do ministério presbiteral cu

mpriu as funções de professor de Teologia Pastoral Pastoral, junto a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); coordenador de pastoral do Vicariato Episcopal de Guaíba; membro do Conselho de Presbíteros; membro do Colégio de Consultores; membro da coordenação da Pastoral presbiteral; coordenador da Comissão arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, entre outras funções.

Saudação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado. O texto é assinado pelo secretário-geral, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, na íntegra:

Saudação da CNBB ao padre Sílvio Guterres Dutra

Brasília, 09 de maio de 2018

Prezado P. Silvio Guterres Dutra.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), manifesta alegria com o anúncio de sua nomeação feita nesta quarta-feira, 09 de maio, pelo Papa Francisco como novo bispo de Vacaria (RS). O santo Padre aceitou a renúncia de dom Irineu Gassen e nos dá um novo membro do nosso episcopado.

Ao olhar para os seus dados biográficos, verificamos que o senhor percorreu um caminho de formação com especialmente voltado para o campo da Pastoral e da Formação do Clero. Estes elementos, entre outros, expressam as ferramentas que a Providência colocou em suas mãos em vista da missão que a Igreja lhe confia neste momento de sua vida.

Acolhendo-o em nossa Conferência Episcopal, citamos as palavras do Papa Francisco proferidas aos bispos participantes de um Seminário da Congregação para Evangelização dos Povos, organizado em setembro de 2014: “Estais chamados a vigiar incessantemente o rebanho a vós confiado, para o manter unido e fiel ao Evangelho e à Igreja. Esforçai-vos por dar um impulso missionário autêntico às vossas Comunidades diocesanas, para que cresçam cada vez mais com novos membros, graças ao vosso testemunho de vida e ao vosso ministério episcopal exercido como serviço ao Povo de Deus. Estai próximos dos vossos sacerdotes, cuidai a vida religiosa, amai os pobres”.

Por meio dessa mensagem pedimos ao senhor que faça chegar a dom Irineu Gassen nossa palavra de gratidão. Seu lema episcopal: “Preparar para o senhor um povo perfeito” retirado do Evangelho de São Lucas (1, 17) indicou, desde sua nomeação em 2008, a dinâmica de sua ação evangelizadora de animar os fiéis p

ara serem uma Igreja viva, participativa e animada. Que Deus o fortaleça nesse tempo de emeritude concedendo-lhe saúde, serenidade e muita luz.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário-geral da CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Fortaleza realiza planejamento anual

Dom Scicluna e a proteção dos menores: fortalecer uma resposta comum

Papa Francisco nomeia bispo para a vacante diocese de Viana, no Maranhão

Sacramento não é serviço de compra e venda, diz pároco de Porto Alegre

Festa de São José – Cimpelco – Barra do Ceará


QR Code Business Card